Ipem realiza operações orientativas sobre normas de produtos em comércios de Rondônia

Trending

Ipem realiza operações orientativas sobre normas de produtos em comércios de Rondônia

As operações têm caráter orientativo, onde técnicos do Ipen explicam as normas

Porto Velho, RO - Pesar legumes em uma balança comercial e ter a certeza que o peso informado é o verdadeiro, ter a garantia de que a quantidade de gasolina sinalizada é a mesma que foi abastecida, assegurar-se de que os brinquedos entregues aos filhos não irão causar danos, essas são algumas das vantagens das operações orientativas, para os consumidores, que estão sendo feitas pelo Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia – Ipem, desde 11 de abril e que seguirá até 6 de junho.

As ações contemplam diversos itens e fazem parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro. O governador Marcos Rocha assegura o compromisso do Governo de Rondônia em zelar pelo cumprimento da legalidade e das normas, para ajudar consumidores e comerciantes. ‘‘Rondônia tem avançado e se destacado por aplicar as boas práticas, e essas operações do Ipem se fazem necessárias para atender melhor à população’’, afirmou.

Segundo o presidente do Ipem, Francisco Carlos de Oliveira, a operação tem caráter orientativo, onde o Ipem explica as normas e se coloca à disposição para esclarecer dúvidas. ‘‘É feita a conscientização de que o selo do Inmetro é a garantia de que o produto passou por ensaios rigorosos de segurança, onde são verificados critérios essenciais para garantir a segurança e qualidade dos produtos’’, disse.

Foram realizadas 21 visitas e vistoriados 1,2 mil capacetes, e não houve registro de irregularidades

OPERAÇÕES

De acordo com a metrologista da Gerência Técnica do Ipem, Edivânia Benício de Brito, os itens são avaliados nas áreas de qualidade e metrologia legal, e essa proposta do Inmetro terá a duração de 90 dias. Abrange balanças comerciais, componentes do sistema para gás natural veicular, capacetes; bombas medidoras de combustível, componentes cerâmicos para alvenaria; máquinas de lavar roupas e refrigeradores; cronotacógrafos; brinquedos; taxímetros; fios, cabos e cordões flexíveis elétricos; bijuterias; pré-medidos (embalados); colchões e colchonetes.

Em Rondônia, na última semana, os metrologistas do Ipem foram até os estabelecimentos que comercializam capacetes para instruir sobre as diretrizes e normas do Inmetro. Segundo a metrologista, foram realizadas 21 visitas e vistoriados 1,2 mil capacetes, e não houve registro de irregularidades.

‘‘Os capacetes possuem selo do Inmetro na parte externa e a etiqueta do Inmetro na parte interna, onde são descritas as informações do produto, entre elas a data da fabricação, que serve para o caso de recall, ou seja, necessidade de recolher uma leva de itens que tenha sido identificado com defeito de fabricação. Ao contrário do que muitos pensam, o capacete não tem prazo de validade, apenas a recomendação de trocar, caso ocorra choque, ou algum atrito’’, explicou a metrologista.

VANTAGEM

O metrologista Igor Argento destacou que, as operações orientativas do Ipem são importantes não só para o consumidor como para os próprios comerciantes, pois aproveitam para esclarecer dúvidas sobre outros itens comercializados nos estabelecimentos, e ainda são conscientizados sobre como se certificar de que estão adquirindo produtos seguros e de qualidade, dos fabricantes, para comercializarem junto aos consumidores.

‘‘É importante que os comerciantes estejam atentos, pois quando um produto não atende às normas, o consumidor procura quem lhe vendeu o produto, e não o fabricante. Além disso, os comerciantes precisam ter as notas fiscais dos produtos para identificar a origem, e prestar contas aos órgãos fiscalizadores’’, apontou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem