Controladoria Geral do Estado realiza primeiro workshop para construção do Plano de Integridade da Sesdec

Trending

Controladoria Geral do Estado realiza primeiro workshop para construção do Plano de Integridade da Sesdec

A elaboração do Plano de Integridade é fundamental na prevenção e combate à corrupção no Estado de Rondônia

Porto Velho, RO - Com o objetivo de proporcionar um ambiente mais íntegro voltado ao interesse da população, e incentivar a transparência pública, a Controladoria Geral do Estado – CGE realizou nesta quarta-feira (3), o primeiro workshop para a construção do Plano de Integridade, da Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec.

O diretor de Consultoria e Gestão de Riscos da CGE, Pablo Vivan palestrou no evento e trouxe mecanismos para auxiliar a Secretaria no levantamento, identificação e tratamento dos riscos de integridade, além de conhecimentos gerais nas áreas de gestão, integridade, governança, mecanismos de combate à fraude e corrupção.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “a implementação e cumprimento do Programa de Integridade em cada secretaria que adere ao Proin é um indicador de que as ações públicas são feitas com total transparência, assegurando que todo o serviço que é realizado visa à sociedade”, destacou.

De acordo com o diretor de Integridade da CGE, Luiz Afonso, a realização deste primeiro workshop para a construção do Plano da Sesdec, é um exemplo de como a CGE está atuando de forma proativa na prevenção e no combate à corrupção, e outros riscos institucionais. “A construção de um Plano de Integridade por uma Secretaria tão importante como a Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania é um processo complexo, que exige a participação e o comprometimento de todos. O envolvimento da Controladoria é essencial para garantir que todas as etapas sejam cumpridas e que o plano seja efetivo”, comentou.

PROGRAMA DE INTEGRIDADE

O Programa de Integridade, instituído por meio do Decreto Estadual n° 26.238, de 19 de julho de 2022, tem como objetivo fomentar o controle social, a transparência e a cultura íntegra, como forma de mitigar os riscos éticos e institucionais, valorizando a eficiência e a efetividade no serviço público, baseado em valores e princípios como a ética, a transparência nas ações, o respeito aos servidores e a prevalência ao interesse público.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem