Atualização do sistema de GTA online permite ao produtor rural consulta e impressão de laudos

Trending

Atualização do sistema de GTA online permite ao produtor rural consulta e impressão de laudos

Objetivo das atualizações é o aprimoramento do sistema

Porto  Velho, RO - O sistema de emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA – Online, da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron, que, dentre às possibilidades, já permite a declaração de rebanhos e a consulta do saldo, para solicitação de incentivos financeiros à instituições bancárias, foi atualizado, e como novidade, traz a opção do produtor rural consultar e imprimir laudos de exames de brucelose e tuberculose, sem ter que sair de casa.

“Antes, só o médico veterinário tinha acesso a esse serviço. Ou seja, sempre que precisava consultar o laudo de exame ou imprimir a segunda via do documento, o pecuarista tinha que acionar o profissional. A partir de agora, o próprio produtor pode acessar o sistema e imprimir a segunda via do laudo dos exames registrados pelo médico veterinário”, explicou o presidente da Idaron, Julio Cesar Peres.

A partir de agora, o produtor rural também pode emitir a GTA-Online para movimentar o gado de Rondônia para outros estados. Até então, o documento online só contemplava o transporte de bovídeos dentro do território de Rondônia. Para movimentar o rebanho em outros estados, o criador tinha que comparecer a uma unidade local da Idaron e solicitar a emissão da GTA.

O objetivo das atualizações, segundo destaca o governador Marcos Rocha, é aprimorar o sistema para agregar novas funcionalidades ao autoatendimento para o homem do campo. “Temos o agronegócio como mola propulsora de nossa economia, por isso temos trabalhado para aprimorar o atendimento ao produtor rural, dando incentivos e desburocratizando os serviços para dar maior celeridade aos processos que demandam atenção do Governo”, ressaltou.

O coordenador técnico da Idaron, Walter Cartaxo, explica, “se a região para onde o gado será levado não exigir nenhum laudo de exame específico, a emissão da GTA online será imediata. O produtor rural só precisará ir a uma unidade local da Agência, se houver a necessidade de confirmação de algum exame dos bovídeos”, afirmou.

FUNCIONALIDADE


No trânsito de animais, a GTA é uma poderosa ferramenta de rastreabilidade e vigilância

Utilizando o mesmo login e uma única senha, o pecuarista pode solicitar várias GTAs de uma única vez e também pode vincular todas as guias solicitadas a um único Documento de Arrecadação – Dare. Outro ponto importante é que a solicitação da GTA pode ser cancelada enquanto não for feita a emissão do documento, tudo muito simples e rápido.

Vale lembrar que a solicitação de GTA obedece a três fases: solicitação, pagamento do Dare e emissão da GTA, que tem que ser impressa ou mantida virtual (em PDF), a fim de que o produtor no ato do transporte dos animais, esteja portando o documento para apresentar à fiscalização, quando necessário.

“Não basta emitir a GTA, o produtor deve portar o documento quando for transitar com os animais. Outra questão importante é que o simples pagamento do Dare não substitui a Guia de Trânsito, o documento tem que ser emitido”, explicou Walter Cartaxo, “o trânsito animal é uma das principais formas de propagação de doenças, nesse sentido, a GTA é uma poderosa ferramenta de rastreabilidade e vigilância do trânsito animal, sendo que, quando o produtor emite e exige esse documento para o transporte de animais, ele está contribuindo para garantir a segurança sanitária para os nossos rebanhos”, finalizou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem