Turquia aprova adesão da Finlândia à Otan

Trending

Turquia aprova adesão da Finlândia à Otan

Medida abre caminho para que o país do norte europeu, que faz fronteira com a Rússia, passe a integrar a aliança militar ocidental. Foto: Master Sgt. Jerry Morrison, DoD/ Wikimedia Commons

Porto Velho, RO - O Parlamento da Turquia aprovou nesta quinta-feira (30) um projeto de lei para permitir que a Finlândia se torne o mais novo integrante da Otan (foto), a aliança militar ocidental.

Em nota após a votação no Legislativo turco, o governo finlandês afirmou que a entrada na Otan “fortalecerá a segurança da Finlândia e melhorará a estabilidade e a segurança na região do mar Báltico e no norte da Europa”. Os demais países da aliança liderada pelos EUA já ratificaram a filiação.

A Finlândia anunciou sua intenção de ingressar na Otan após a invasão da Ucrânia pela Rússia, que completou um ano em fevereiro último. A decisão colocou fim a décadas de neutralidade, adotada por sucessivos governos do país.

A Folha registra que, no início deste mês, o presidente-autocrata turco, Recep Tayyip Erdogan, elogiou os finlandeses por tomarem medidas para reprimir grupos “terroristas” —classificação geralmente dada por Erdogan aos seus opositores.

Feito juntamente com o da Finlândia, o pedido de entrada da Suécia na aliança militar segue travado pelos governos da Turquia e da Hungria

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem