Investimentos do Governo garantem certificado operacional da ANAC ao Aeroporto de Cacoal

Trending

Investimentos do Governo garantem certificado operacional da ANAC ao Aeroporto de Cacoal

Obras de infraestrutura executadas pelo DER no aeroporto de Cacoal recebe certificação da Anac

Porto Velho, RO - O Aeroporto Capital do Café, localizado no município de Cacoal, recebeu a certificação operacional emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, por meio da Portaria nº 10658. Esta certificação foi resultado de investimentos em melhorias na infraestrutura do aeroporto realizado, pelo Governo de Rondônia, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens e Transportes – DER.

De acordo com o governador Marcos Rocha, a certificação concedida pela Anac é considerada um selo de qualidade, o qual assegura ao Aeroporto da Capital do Café, que atenda a todos os requisitos de segurança e infraestrutura aeroportuária, além de estar em conformidade com os regulamentos da aviação civil brasileira. “Esta notícia é excelente para o Estado de Rondônia, pois impulsiona a economia e atrai investidores para a região”, ressaltou o governador.

Investimentos em infraestrutura, aeroporto Capital do Café é certificado

Conforme explicou o coordenador aeroportuário, Rogério Leme, a certificação concedida pela Anac permitirá que o Aeroporto Capital do Café opere em conformidade com as Regras de Voo por Instrumentos – IFR, tanto durante o dia quanto à noite. “Estas regras permitem que os pilotos sejam orientados por instrumentos de bordo durante as operações de voos em condições climáticas adversas e com menor visibilidade. Anteriormente à certificação, somente as operações de voos visuais (VFR) diurnas e noturnas eram permitidas”, ressaltou o coordenador.

Segundo o diretor-geral do DER, Éder André Fernandes foram investidos mais de R$ 4 milhões no Aeroporto de Cacoal, visando sua certificação.

“Para alcançar esse objetivo, foram realizadas diversas melhorias na infraestrutura do aeroporto, como a implantação de uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo – EPTA, Estação Meteorológica de Superfície – EMS, Indicador de Percurso de Aproximação – PAPI primário e secundário, execução de faixa de pista e faixa preparada, implantação de RESA, supressão vegetal, sinalização vertical luminosa e sinalização horizontal da Pista de Pouso e Decolagem, construção de cerca operacional padrão ICAO, além da elaboração de planos e programas para a aprovação junto à ANAC”, concluiu o diretor-geral, ressaltando que, essas melhorias foram essenciais para a certificação do aeroporto e vão contribuir para o desenvolvimento da região.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem