Enfermeiros participam de curso de qualificação para rastreamento do câncer de colo do útero

Trending

Enfermeiros participam de curso de qualificação para rastreamento do câncer de colo do útero

A capacitação objetiva aprimorar os profissionais na detecção do câncer de colo de útero

Porto Velho, RO - Reunindo enfermeiros da região Madeira-Mamoré, Guajará-Mirim, Candeias e Itapuã do Oeste, com o objetivo de somar teoria e técnica, a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – Semusa, promoveu nos dias 27, 28 e 29 de março em Porto Velho, o Curso de Qualificação do Rastreamento do Câncer de Colo do Útero, e prática para melhoria da coleta do material, para o exame preventivo.

O objetivo da capacitação é aprimorar os profissionais na detecção do câncer de colo de útero, visando a diminuição das lâminas com não conformidades, apresentadas no Sistema de Informação do Câncer – Siscan, e colaborando para que as pacientes sintam mais confiança durante o exame. O curso conta com a presença de 80 profissionais enfermeiros, divididos em duas turmas, 40 no período da manhã e 40 à tarde.

Uma das responsáveis pelo evento e integrante da coordenação da Rede de Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT, Francisca Odalice da Silva, abordou acerca da importância da Secretaria de Saúde promover estas capacitações, no intuito de aprimoramento destes servidores: “É relevante atribuir a formação para que os nossos profissionais aperfeiçoarem suas habilidades, e executem com mais qualidade as funções específicas e responsabilidades quanto ao atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, dos municípios da região Madeira-Mamoré”, enfatizou.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a relevância das campanhas de saúde para a população. “Estamos movimentando as campanhas, no sentido de levar não só informações precisas ao alcance da população, mas também a conscientização em promover o apoio, educação de saúde, prevenção e o diagnóstico precoce. Neste viés, trabalhamos na capacitação dos profissionais da saúde, para promover os cuidados e bem-estar deste público-alvo”, evidenciou.

O evento é coordenado pela Gerência de Programas Estratégicos de Saúde – GPES, juntamente à Coordenação da Rede de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, em parceria com a Coordenação Saúde da Mulher – Semusa.

MARÇO LILÁS

O curso está de acordo com a Lei n° 5.508 de 21 de dezembro de 2022, que institui o “Março Lilás” no calendário do Estado, como campanha de conscientização e combate ao câncer de colo do útero.

Neste mês, a conscientização por parte da população se faz necessária, principalmente no tocante à vacina que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da família, para crianças de 9 a 14 anos, independente do sexo. O tratamento e exames também podem ser realizados na rede pública de saúde gratuitamente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem