Prefeitura utiliza novo método para limpeza do Igarapé da Penal na área do Skate Park

Trending

Prefeitura utiliza novo método para limpeza do Igarapé da Penal na área do Skate Park

O Igarapé da Penal tem 2.900 metros de extensão, começando no Skate Parque

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho iniciou, na quarta feira (15), os trabalhos de limpeza e desobstrução do Igarapé da Penal, no trecho que fica dentro do Parque Jardim das Mangueiras (Skate Park), que também é uma Área de Proteção Ambiental (APA). As ações são executadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

“Estamos testando um novo equipamento do tipo “caiaque”, onde o operador deste pequeno barco, com auxílio de uma roçadeira costal, vai rebaixando a vegetação, abrindo um corredor (canal), no centro do igarapé. A nossa expectativa é que, com a utilização do “caiaque”, teremos maior celeridade na execução dos trabalhos, com um menor impacto ambiental, com a preservação da vegetação natural das margens do igarapé.

Os trabalhos estão em estágio bem avançado e a previsão de conclusão está prevista para sexta feira (17)”, ressaltou o coordenador municipal de Restauração Ambiental da Sema, Roberval Zúniga.

Com a utilização do caiaque é possível criar um canal para que a água possa fluir

Ele acrescentou que a limpeza no igarapé se faz necessária, tendo em vista que a vegetação existente está muito alta. Com a utilização do caiaque iremos também recolher o lixo que algumas pessoas acabam jogando no igarapé, com isto, além de fazermos a limpeza , estaremos desobstruindo o igarapé.

Ainda de acordo com Roberval Zúniga, a ideia é que esse tipo de trabalho no Skate Park seja realizado uma vez por mês.

RECUPERAÇÃO

A limpeza do canal no interior do Skate Park faz parte de um trabalho mais amplo que está sendo desenvolvido pela Prefeitura, que é promover a recuperação e proteção de toda extensão do Igarapé da Penal, que é de 2.900 metros, chegando até a avenida dos Imigrantes. Para tanto, um levantamento socioeconômico e ambiental está sendo realizado com as famílias que moram nas margens do canal.

“Um mapeamento geral será realizado para identificar, recuperar e monitorar todas as Áreas de Preservação Permanente (APP) em sete microbacias, que corresponde a uma extensão de aproximadamente 138 quilômetros de canais (igarapés) que cortam a capital rondoniense”, frisou o secretário da Sema, Alexandro Pincer.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem