Governo realiza abertura do III Curso de Intervenção em Ambiente Prisional

Trending

Governo realiza abertura do III Curso de Intervenção em Ambiente Prisional

Os alunos terão 165 horas de curso em regime de internato, com atividades teóricas e práticas, seguidas de avaliações individuais e em grupo

Porto Velho, RO - Dando seguimento ao trabalho de capacitação constante das forças policiais do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus realizou na sexta-feira (19), no auditório do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia – Idep, a abertura do III Curso de Intervenção em Ambiente Prisional – III CIAP/RO. Com 40 servidores da Segurança inscritos, o objetivo do curso é promover atividades de intervenção, desenvolvendo habilidades de contenção nas unidades prisionais e possíveis adversidades nas rotinas de escoltas.

Dos 40 inscritos, 38 são policiais penais do Estado, um policial rodoviário federal e um policial penal federal. Os alunos terão 165 horas de curso em regime de internato, com atividades teóricas e práticas, seguidas de avaliações individuais e em grupo. Toda a ministração do curso será realizada no Centro de Treinamento da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos, por instrutores do quadro efetivo da Sejus e convidados de forças coirmãs.

SOBRE O CURSO
Nas edições anteriores, já foram formados 83 interventores para atuarem no Sistema Prisional Estadual

O plano de ensino do curso foi dividido entre as seguintes disciplinas: Noções de Legislações Normativas, Noções de Abordagem Policial, Imobilizações Táticas e Defesa Pessoal, Noções de Gerenciamento de Crises em Estabelecimento Prisional, Técnicas e Tecnologias Menos Letais, Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático), Intervenção Prisional e Utilização de Escudo, Escolta Armada, Armamento e Tiro (Com Habilitação em Espingarda calibre 12, Pistola, Carabina CTT e Fuzil cal. 5.56).

O governador do Estado, Marcos Rocha ressaltou a importância da investidura nas ações policiais. “Através da Escola de Serviços Penais – Esep, o Estado realiza a preparação da Polícia Penal para uma atuação cada vez mais aprimorada no Sistema Prisional”, disse.

O secretário de Justiça, Marcus Rito completou: “Um servidor preparado realiza suas atividades rotineiras com muito mais confiança, e consequentemente, isso gera mais segurança para o servidor e sua atuação dentro das unidades prisionais”, concluiu.

CAPACITAÇÃO

O CIAP teve sua primeira edição realizada em Rondônia no ano de 2019, no município de Rolim de Moura, com 50 inscritos e 47 formados. A segunda edição ocorreu em 2021, em Guajará-Mirim, com 43 inscritos e 36 formados.

A Sejus, por meio da Esep, trabalha na constante oferta de cursos aos servidores; em 2023, 284 destes receberam capacitação. Entre os cursos estão, Intervenção Tática, Gerenciamento de Crise no Sistema Prisional, Armamento e tiro para uso de espingarda calibre 12 para policiais penais femininas, entre outros.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem