O Dia na História

Trending

O Dia na História

 


O DIA NA HISTÓRIA 

19 de fevereiro de 2023 

BOM DIA! RONDÔNIA

Por Lúcio Albuquerque Zap - 69 99910-8325

1920 – A Polícia em Guajará-Mirim informa: 561 pessoas moram na Vila (146 casados, 21 viúvos e os demais solteiros. No registro de profissões uma chama a atenção: 52 jornaleiros.

1957 – Abertas inscrições para o Exame de Admissão à 1ª série do ginasial e para o curso Pedagógico. 

1982 – O Exército e a Polícia Técnica investigam o atentado contra o quartel da 17ª BIS, quando pistoleiros atiraram e por pouco não atingiram o sentinela da hora. 

1997 – Inaugurado o sistema de telefonia celular em Ji-Paraná.

COMEMORA-SE

Dia do Esportista (BR). Dia Mundial da Baleia. 

Católicos reverenciam São Conrado Confalonieri, São Gabino. 

BRASIL

1649 — Batalha final de Guararapes, expulsando os holandeses do Brasil. 

1921 - Fundado o Jornal Folha de São Paulo. 

1972 – Na Festa da Uva (RS) o país tem a 1ª transmissão de TV em cores. 

1974 - Criado o Parque Nacional da Amazônia (PA). 

2017 — Morre em acidente aéreo o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato no STF. 

MUNDO

1473 - Nasce Nicolau Copérnico (m. 1543), “o pai” da astronomia, autor da tese de que a Terra, e todos planetas do sistema solar giram em torno do sol. 

1963 – A publicação do livro “A Mística Feminina”, de Betty Friedan, acelera o movimento feminista no mundo. 

FOTO DO DIA

Esportistas Rondônia sempre os teve, nos mais diferentes esportes, desde a época da construção da ferrovia Madeira-Mamoré, sendo os primeiros os funcionários da construtora, que mandaram construir uma quadra de tênis, registrada pelas lentes de Dana B. Merril que, provavelmente, pode ter sido o autor de fotos existentes na parede interna da capela de Santo Antônio, com atletas prontos para uma corrida.

Em 1917, na Baixa da União, foi criado o Porto Velho Football Club, que dois anos depois deu lugar ao Ypiranga Sport Club, e já em 1925t tínhamos, conforme o jornal Alto Madeira, o I Campeonato local. 

Mas o esporte não se restringiu apenas ao futebol. Com o passar do tempo surgiram equipes de basquete, voleibol, de atletismo, natação etc, com destaque também ao esporte paraolímpico cujos resultados foram graças ao trabalho e dedicação do professor Sílvio “Cubiu”.

Mas um nome se destaca dentre os esportistas rondonienses, o do jornalista, ex-atleta e dirigente esportivo Walter Santos (foto), falecido na última terça-feira, que pelo seu trabalho foi honrado com a Ordem do Mérito Marechal Rondon, e cujo desaparecimento deixa em aberto um espaço enorme e difícil de ser preenchido.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem