Governo de Rondônia entrega embarcações para transporte de estudantes às comunidades ribeirinhas

Trending

Governo de Rondônia entrega embarcações para transporte de estudantes às comunidades ribeirinhas

As embarcações irão atender estudantes de comunidades ribeirinhas

Porto Velho, RO - Para garantir o deslocamento dos estudantes de comunidades ribeirinhas até a Escola General Osório, no distrito de Calama, em Porto Velho, o Governo de Rondônia realizou na sexta-feira (17), a entrega de 10 embarcações escolares, adquiridas com recurso do Estado, e dotadas de equipamentos de segurança.

No total, o Governo adquiriu 83 embarcações que gradativamente atenderão aos estudantes do baixo, médio e alto Madeira. Cerca de 36 embarcações foram entregues a outras comunidades e até o começo de março todas as embarcações devem estar em funcionamento para atender às comunidades ribeirinhas. As embarcações contêm todos os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, exigidos pela Marinha e passaram por vistorias. O investimento destas ultrapassa R$ 1.8 milhão.

É por meio do transporte fluvial (rio Madeira) que os irmãos Wesley, 14 anos, e Charlene dos Santos Prestes, 15 anos chegam até a escola. Eles moram na comunidade Boa Vista, próximo à Demarcação, e fazem um trajeto de cerca de duas horas na embarcação para poderem estudar.

“É muito bom ter essas embarcações para nos trazer para a escola. Meus pais sempre nos incentiva a estudar e a aproveitar a oportunidade que eles não tiveram. Eles querem que a gente seja ‘alguém na vida’, e estamos recebendo condição para isso”, afirmou Charlene, que sonha ser jogadora de futebol profissional. Já Wesley deseja empreender. “Quero terminar meus estudos e ser empresário”, revelou.


Governador de Rondônia, Marcos Rocha foi conferir a entrega das embarcações

INVESTIMENTO

O governador de Rondônia, Marcos Rocha foi conferir a entrega das embarcações, que marcou a abertura do Ano Letivo na Escola Estadual General Osório.

“Estamos trabalhando para a Educação poder chegar a todos e proporcionar melhores condições a todos. Entregamos as embarcações para dar condições seguras e dignas aos estudantes chegarem até escola, pois é por meio da Educação que eles terão um futuro melhor.

Por isso, estamos investindo e valorizando a Educação no nosso Estado, com reformas nas escolas, valorização de professores e técnicos, entrega de equipamentos, e tenho a certeza que como resultado teremos homens e mulheres que farão a diferença na sociedade, em Rondônia, e no Brasil”.

A titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Pacini, também acompanhou a entrega. “Estamos felizes em abrir o Ano Letivo de 2023, com o retorno do nosso transporte fluvial. A comunidade também está muito feliz com este cuidado do Governo do Estado de retomar às aulas da melhor forma possível. Para nós a prioridade é a segurança dos nossos estudantes”, evidenciou Ana Pacini.

Escola General Osório atende cerca de 340 estudantes

REFORMA

A escola oferece do 6° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, para cerca de 340 alunos, muitos, do próprio distrito de Calama, mas cerca de 35% são provenientes de comunidades ribeirinhas próximas como; Terra Firme, Demarcação, Boa Vista, Patoá, Paracuuba, Jamarazinho, Igarapé Mucuim, Gleba Rio Preto, Aliança e Jacarezinho.

A escola, por meio do investimento do Governo de Rondônia, passa por revitalização da infraestrutura. De acordo com a Seduc, são mais de R$ 300 mil em investimento na reforma. As obras no auditório, refeitório e pátio, estão em andamento.

“Ficamos muito felizes de sermos agraciados com a presença do governador na abertura do Ano Letivo em nossa escola, e agradeço por todo o investimento que estamos recebendo: as embarcações, a reforma, o material que recebemos para desenvolver a robótica, o laboratório móvel de ciência e biológico, os mobiliários, cada sala tem TV, recebemos novas centrais de ar, materiais esportivos, e estamos devolvendo os recursos aplicados com resultados. Tivemos estudantes que alcançaram mais de 800 pontos na redação do Enem, e temos atletas que estão conquistando medalhas em diversos campeonatos”, comemorou a diretora da escola, Jana Gusmão Dutra de Lima.

Jorge Luiz de Souza (à direita) é um dos atletas da escola, que tem se destacado nas competições

RECONHECIMENTO

Um desses estudantes é o Jorge Luiz de Souza, atleta paralímpico de atletismo, no ano passado, conquistou seis medalhas de ouro, sendo três nos jogos regionais e outras três nos jogos nacionais. “Eu pratico esportes quase todos os dias, sempre com vontade de me superar. Mesmo quando é só por brincadeira, eu dou o meu melhor”.

Para o professor Ivan Danilo Nardi, que iniciou seu trabalho na Escola General Osório como professor de Educação Física, ter exemplos de alunos como Jorge Luiz é uma das provas de que a educação do Estado vive um momento de pleno desenvolvimento.

“Quando comecei a trabalhar aqui, há 19 anos, havia apenas uma quadra em um estado precário. Hoje, a escola conta com bastante material esportivo, assim como demais itens necessários para as aulas”, assegurou Ivan Danilo Nardi, que atualmente é professor de Ciências.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem