Período chuvoso exige atenção especial no combate ao mosquito aedes aegypti

Trending

Período chuvoso exige atenção especial no combate ao mosquito aedes aegypti

Cuidados dentro de casa não podem ser deixados de lado contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya

Porto Velho, RO
- A chegada do período chuvoso em Rondônia é também sinal de alerta para a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reforça à população os cuidados no combate aos criadouros do mosquito.

É importante que os cidadãos façam a limpeza frequente em suas casas, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d’água ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela, e usar lonas esticadas para cobrir materiais de construção são outros cuidados para evitar o acúmulo de água.

SINTOMAS

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes e incluem febre, dor de cabeça e atrás dos olhos, dores no corpo e articulações, fraqueza, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

O dia 20 de novembro foi instituído como o Dia Nacional de Combate à Dengue. A Divisão de Controle de Vetores realizou atividades de conscientização em pontos estratégicos nas diferentes regiões de Porto Velho. Entre as ações, um pit stop com faixas e material didático para alertar a população sobre a responsabilidade de cada um no controle e combate ao mosquito.

“Como cidadãos, temos o dever de mantermos nossa casa, os espaços públicos que frequentamos, livres de criadouros do mosquito. Esse é um trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade”, explicou o gerente da Divisão de Controle de Vetores, Davi Soares de Castro. "O trabalho com inseticidas e larvicidas é realizado, tudo que foi necessário para continuarmos combatendo o aedes aegypti”, ressaltou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros. “Juntos, podemos combater o mosquito”, completou.

NÚMEROS

Dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Semusa apontam que de janeiro até o dia 28 de novembro deste ano, em Porto Velho, foram confirmados 1.847 casos de dengue, 20 de chikungunya e 20 Zika.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem