Chuvas voltam a causam alagamentos em Santa Catarina; barragem se rompe em Colatina (ES)

Trending

Chuvas voltam a causam alagamentos em Santa Catarina; barragem se rompe em Colatina (ES)

O forte temporal abriu uma cratera na BR-280 em Corupá (SC); no Espírito Santo uma barragem rompeu, nenhuma residência foi atingida

Porto Velho, RO
- A chuva que voltou a cair entre a noite de domingo e madrugada desta segunda-feira (5), em Santa Catarina já causa novas enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra em municípios do estado. Moradores de diferentes cidades precisaram deixar suas casas. Desde as últimas semanas, já foram registradas quatro mortos e uma pessoa ainda está desaparecida.

A situação mais crítica foi registrada em Benedito Novo, no Vale do Itajaí, onde a chuva causou cheias nos rios que cortam o município, provocando enchentes e deixando várias ruas alagadas, casas e comércios encobertos pela água. Muitas vias tiveram que ser interditadas. O município precisou suspender as aulas desta segunda, e a cidade está em estado de calamidade pública. A prefeitura do município divulgou em redes sociais vídeos que mostram as águas tomando conta das ruas.

Em Rodeio, também no Vale do Itajaí, uma "tromba d'água" volumosa atingiu o bairro Ipiranga, causando transtornos na localidade. Com a chuva, a estrada da cidade ficou com entulhos e dificultando a passagem. As aulas nas escolas da cidade foram canceladas. Na SC-110 e em diversas ruas do município também houve alagamentos.

Em Palhoça, na grande Florianópolis, bairros amanheceram com ruas alagadas e a BR-101, no Morro dos Cavalos, foi interditada, mas já foi vistoriada e liberada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em São José, a chuva que caiu na última madrugada deixou o município em situação de alerta e moradores foram retirados de locais em área de risco. Na cidade de Florianópolis algumas vias públicas estão com alagamentos parciais.

Em Corupá, no Norte de Santa Catarina, parte do asfalto cedeu na manhã desta segunda-feira por conta das fortes chuvas e abriu uma cratera na BR-280. De acordo com informações da PRF a pista já estava interditada e, devido à nova ocorrência, segue sem previsão de liberação da via para passagem de veículos.

Bombeiro desaparecido é encontrado morto

O corpo do bombeiro Tiago José Teodoro foi localizado na tarde do último domingo. O cabo havia desaparecido quando estava resgatando vítimas das chuvas virar no Rio Itajaí-Açu, em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. O barco que ele usava virou e a forte correnteza o levou.

Em nota o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina escreveu: "É com imenso pesar que o Comando-Geral do CBMSC informa que foi encontrado no Rio Itajaí-Açu e identificado o Cabo Tiago José Teodoro, neste domingo, 04, por volta das 16h10min. Nossas respeitosas continências e agradecimentos ao cabo Teodoro que faleceu no cumprimento da missão. Neste momento de dor e tristeza desejamos força aos familiares e amigos, bem como aos irmãos de farda do cabo Teodoro. Em nome de toda a corporação transmitimos os nossos sentimentos de pesar e solidariedade."

No Paraná, onde um deslizamento na BR-367 deixou quatro mortos, a rodovia continua completamente interditada. A previsão é que só seja liberada na quarta-feira (7) .

Barragem se rompe em Colatina, no Espírito Santo

A barragem que estava pondo em risco casas dos ribeirinhos entre as localidades de Alto Baunilha e Baunilha se rompeu. A Defesa Civil de Colatina, Noroeste do Espírito Santo, emitiu um alerta no último domingo, orientando que a população que mora abaixo da vazante da barragem deixasse a região e procurasse abrigo em locais seguros. Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) o rompimento aconteceu no domingo mesmo, de forma gradual e possibilitou a descarga rápida do volume armazenado. Não há, até o momento, relatos sobre residências atingidas.

Estudos prévios realizados pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) indicam que o volume de água da barragem não era capaz de atingir com grande impacto o distrito de Baunilha. A Defesa Civil Municipal foi acionada para orientar a população das comunidades próximas.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta segunda-feira às 6h, existem cerca de 3.366 desalojados e 898 desabrigados no estado do Espírito Santo. Os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram registrados nos municípios de Ibiraçu com chuvas de 74,81 milímetros, Fundão com 67,2 milímetros, Santa Leopoldina com chuvas de 65,49 mililitros, e Colatina registrando chuvas de 60,85 milímetros.

A previsão do tempo para hoje é de menor nebulosidade e aumento da temperatura na maior parte do estado. Chove de forma passageira e mal distribuída em alguns trechos, com exceção da maior parte da Região Sul, que fica com predomínio de tempo aberto. A temperatura sobe em todo o estado.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem