Prefeitura garante retomada de cooperativa de carne de jacaré em Porto Velho

Trending

Prefeitura garante retomada de cooperativa de carne de jacaré em Porto Velho

Atividade gerará renda aos moradores da Resex do Lago Cuniã

Porto Velho, RO -
Uma agroindústria com forte potencial e um produto requisitado e de alto valor nutricional. Foram esses fatores que levaram a Prefeitura de Porto Velho a auxiliar na regularização e retomada da cooperativa que atua no abate e comercialização de carne de jacaré na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã.

Gustavo Serbino, secretário municipal de Agricultura

A regularização das licenças veio após o município auxiliar a comunidade sobre as documentações necessárias e as tratativas para a retomada do negócio após cinco anos desde a interrupção da atividade econômica na região.

“Explicamos para eles cada passo que deveria ser seguido para a regularização da cooperativa e, assim, poder garantir a retomada dessa atividade tão promissora. Agora, com a regularização, eles apenas aguardam a autorização do Ibama que deve chegar logo”, explica o Gustavo Serbino, titular da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric).

Na prática, a cooperativa atendeu todos os critérios de estrutura física e documental, garantindo o aval da fiscalização municipal. Com isso, os moradores aguardam somente a cota de abate a ser definida pelo Ibama, autarquia responsável pela proteção da fauna e flora nacionais.

“Basicamente, o que será definido é a quantidade de animais a serem abatidos para o controle populacional da espécie na região, sem interferir no equilíbrio biológico e sobrevivência dos jacarés”, explica a veterinária Silvana Arnez de Castro, do Departamento de Inspeção de Produtos Animal e Vegetal (Dipoav).

Carne apresenta alto valor nutricional e segurança alimentar pelo município

IMPORTÂNCIA

Ao todo, cerca de 90 famílias vivem na Resex do Lago Cuniã e poderão ser beneficiadas com a atividade, através da geração de emprego e renda com a comercialização do produto.

“Trata-se de uma carne muito saborosa e com um valor nutricional alto e que terá todas as garantias sanitárias para consumo. As ações do município priorizam e garantem a segurança alimentar para que o consumidor tenha a certeza do que está consumindo. Quando ele visualizar o selo de inspeção ele terá a certeza que condições sanitárias foram levadas em conta antes de chegar às prateleiras”, explica Silvana.

Além da carne, o município também orientará a cooperativa acerca da comercialização da pele do animal, uma vez que a exportação do produto não é de competência da Prefeitura.

“Esse é mais um ato que faz parte do projeto de incentivo às agroindústrias de Porto Velho, defendidas pelo prefeito Hildon Chaves no seu plano de governo. Um setor vital para a diversificação da economia do município”, finaliza o secretário da Semagric.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem