Prefeitura de Porto Velho participa do maior laboratório de políticas públicas alimentares do país

Trending

Prefeitura de Porto Velho participa do maior laboratório de políticas públicas alimentares do país


Ação visa apoiar governos municipais na construção de políticas públicas alimentares sustentáveis e intersetoriais

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), marcou presença na 4ª edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa LAB #4), realizado entre os dias 19 e 23 de maio em Barcarena, região metropolitana de Belém (PA). O evento é considerado o maior laboratório de políticas públicas alimentares do mundo e reuniu representantes de 41 cidades brasileiras para fortalecer a agenda alimentar urbana no país.

A capital rondoniense foi representada pela coordenadora do Projeto de Políticas Públicas para Mulheres do Campo da Semagric, Sâmia Regina Cardoso da Costa, que participou de mesas redondas, oficinas, visitas técnicas e intercâmbios de experiências com gestores públicos, especialistas e membros da sociedade civil.

“A participação de Porto Velho em eventos como o Luppa LAB é fundamental para ampliarmos o debate sobre políticas alimentares que valorizem nossos produtores rurais e garantam uma alimentação de qualidade às nossas crianças. Precisamos substituir produtos ultraprocessados por alimentos naturais, vindos diretamente da agricultura familiar. Isso fortalece a economia local e promove saúde e bem-estar para nossa população”, destacou Sâmia Costa.

Participação da Semagric no Luppa LAB reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com o desenvolvimento rural sustentável

Durante a capacitação, os participantes conheceram iniciativas como o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA), que integra ações entre a agricultura familiar, a assistência social e a educação. O Luppa LAB é promovido pelo Instituto Comida do Amanhã, em parceria com o Iclei Brasil e com apoio do Instituto Ibirapitanga. Seu objetivo é apoiar governos municipais na construção de políticas públicas alimentares sustentáveis e intersetoriais.

O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, também ressaltou a importância da participação no evento. “Porto Velho vem avançando nas políticas de fortalecimento da agricultura familiar. Estar presente no Luppa nos permite alinhar nossas ações com as principais tendências e práticas nacionais, garantindo que nossos agricultores possam acessar novos mercados, como o da merenda escolar nas escolas da capital, distritos e vilas”.

A participação da Semagric no Luppa LAB reforça o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com o desenvolvimento rural sustentável, a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura local. A capacitação contribui diretamente para o aprimoramento de políticas que incentivem a produção e o consumo de alimentos saudáveis, promovendo qualidade de vida para a população urbana e rural do município.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem