Governo de RO Assina Acordo de Cooperação Técnica com estados da Amazônia Legal para combate ao crime nas fronteiras

Trending

Governo de RO Assina Acordo de Cooperação Técnica com estados da Amazônia Legal para combate ao crime nas fronteiras

Assinatura aconteceu durante o 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho

Porto Velho, RO - O governo de Rondônia deu um passo decisivo na luta contra o crime organizado ao assinar nesta quinta-feira (8), o Acordo de Cooperação Técnica celebrado com outros oito estados da Amazônia Legal, durante o 28º Fórum de Governadores que acontece no Palácio Rio Madeira (PMR), em Porto Velho. O acordo, firmado com os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Maranhão, Amapá e Pará, tem como objetivo fortalecer a segurança pública, especialmente nas regiões de fronteira e divisa interestadual, por meio da atuação conjunta das polícias estaduais.

A parceria é um marco no combate ao crime nas áreas mais vulneráveis da região. A iniciativa busca através da união de forças, coordenar operações policiais de alta complexidade, facilitando assim, o atendimento de ocorrências em locais de difícil acesso e promovendo investigações com o uso de tecnologias avançadas.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, a colaboração entre os estados é essencial para enfrentar os desafios impostos pela geografia e dinâmica do crime na Amazônia Legal. “O Acordo representa um avanço na segurança pública da região. Rondônia, como estado fronteiriço, enfrenta desafios únicos no combate ao crime. A união com nossos vizinhos é fundamental para que possamos, juntos, garantir a segurança das fronteiras e a tranquilidade da população.”

COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES

Além das operações conjuntas, o acordo prevê o compartilhamento de recursos e informações, incluindo o uso de laboratórios móveis e equipes de perícia especializada, que serão mobilizados para garantir a celeridade e precisão nas investigações criminais e ambientais. A iniciativa também contempla a integração de esforços em situações de emergência, como incêndios florestais e enchentes, promovendo uma resposta mais rápida e coordenada para proteger vidas e minimizar danos.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, reforçou a importância da cooperação, destacando que, a troca de informações e utilização de sistemas integrados de monitoramento são estratégias fundamentais para o sucesso das ações de segurança pública. “A colaboração entre os estados vai além do compartilhamento de recursos, trata-se de uma verdadeira integração de esforços que nos permitirá agir com mais eficiência e precisão. Estamos falando de salvar vidas e proteger o patrimônio natural, e isso só é possível com uma ação conjunta e bem coordenada.”

O Acordo de Cooperação Técnica assinado pelos estados da Amazônia Legal representa o trabalho conjunto para enfrentar os desafios de segurança pública na região. Com a implementação das estratégias definidas, espera-se uma redução significativa nas atividades criminosas, assegurando maior proteção às comunidades locais e contribuindo para preservação do meio ambiente na Amazônia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem