PF deflagra operação para combater crimes ambientais na RESEX Barreiro das Antas

Trending

PF deflagra operação para combater crimes ambientais na RESEX Barreiro das Antas

Durante quatro dias, foram realizadas atividades de patrulhamento terrestre e fluvial, diuturnamente

Porto Velho, RO - A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deflagrou, entre os dias 10 e 13/5, a Operação Yapo, para prevenção e repressão a crimes ambientais na Reserva Extrativista – RESEX Barreiro das Antas, em Guajará-Mirim/RO.

A ação tem objetivo principal foi combater o desmatamento, a pesca e a caça ilegais no interior da RESEX. O acesso à reserva é feito exclusivamente por via fluvial, com uma média de sete horas de deslocamento em embarcações pelos rios Mamoré, Pacaás e Novo. Essa rota inclui vários trechos de difícil navegação e está localizada a cerca de 100 km da sede de Guajará-Mirim.

Foram percorridos cerca de 300 km por via fluvial, dos quais 100 km na área abrangida pela reserva, e realizados patrulhamentos terrestres e fluviais, inclusive em período noturno.


Durante a ação, foram instaladas oito placas de sinalização, a fim de demarcar os limites da Unidade de Conservação e advertir sobre as principais vedações, como caça, pesca e extração de produtos florestais sem autorização.

Criada em 2001 e com uma área de 106.198 hectares, a RESEX Barreiro das Antas é uma das cindo Unidades de Conservação Federais situadas em Guajará-Mirim (além dela, o município conta com as RESEXs Rio Ouro Preto e Rio Cautário e com os Parques Nacionais Serra da Cutia e Pacaás Novos).

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem