Educação permanente em saúde encerra atividades do ano com oficina de aperfeiçoamento

Trending

Educação permanente em saúde encerra atividades do ano com oficina de aperfeiçoamento

oficina reuniu cerca de 30 coordenadores dos Núcleos Descentralizados de Educação Permanentes

Porto Velho, RO - A Divisão Gestora de Educação Permanente (Dgep), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), fechou o ano de trabalho com uma oficina de aperfeiçoamento para coordenadores dos núcleos que atuam nas unidades de saúde. O encontro marcou o encerramento dos trabalhos de 2023 e o planejamento da nova linha de atuação para os próximos meses.

A oficina reuniu cerca de 30 coordenadores dos Núcleos Descentralizados de Educação Permanentes (NEPs), parte deles com experiência na função e outros assumindo agora a responsabilidade, como é o caso da Shayene Ribeiro, auxiliar de saúde bucal em Jaci-Paraná.

“Essa interação entre os profissionais é muito importante, principalmente para quem está chegando agora, como é meu caso. Me senti acolhida e aprendi muito, conhecimentos que vou levar para aplicar na unidade onde trabalho”, salienta a servidora.

A oficina de aperfeiçoamento para coordenadores de NEP’s é uma atividade rotineira promovida pela Semusa, ocorre a cada quadrimestre. Segundo Angelita Mendes, gerente da Dgep, a atividade busca qualificar as equipes para que coloquem em prática os princípios da educação permanente, bem como educação continuada, educação em saúde e agora a educação popular em saúde.

De janeiro a novembro de 2023, 321 capacitações foram realizadas

“A integração faz parte da educação permanente. É uma estratégia importante para que os NEPs possam se conhecer e se reconhecer para trabalhar com o planejamento, pois a educação permanente também passa por essa responsabilidade enquanto gestão e logística. É necessário que os NEPs fortaleçam essa prática dentro de suas unidades e que possam trazer suas proposituras para a governabilidade da gestão”.

CAPACITAÇÕES

Capacitar o servidor público é investir na melhoria do serviço prestado à população e na qualidade de vida no trabalho. Pensando assim, a Semusa, através da Dgep, tem trabalhado para qualificar, cada vez mais, os profissionais que atuam na rede municipal de saúde.

Em 2023, de janeiro a novembro, 321 capacitações foram realizadas e quase 10 mil pessoas, entre servidores e população, participaram de atividades de educação em saúde totalmente gratuitas. Os cursos e oficinas abrangeram todas as áreas da saúde, de acolhimento ao público ao socorro do paciente.

“Nosso objetivo sempre é promover conhecimento, melhorar o bem-estar do profissional e fornecer serviço de qualidade na saúde pública”, explica Angelita Mendes, gerente da Dgep.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem