Porto Velho produz 77 mil litros de leite por dia, sendo o 5º maior produtor do Estado

Trending

Porto Velho produz 77 mil litros de leite por dia, sendo o 5º maior produtor do Estado

A produção média diária é de quase 77 mil litros de leite em Porto Velho

Porto Velho, RO - Com o maior rebanho bovino, entre os 52 municípios de Rondônia, com 1.686.158 cabeças, segundo dados da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), de 2022, Porto Velho também se consolida como um principais produtores de leite do Estado, com uma produção média diária de quase 77 mil litros.

"O leite é uma fonte importante de renda no município, especialmente para a agricultura familiar, pois garante aquele dinheiro certo todo mês, enquanto outras culturas, a venda de uma cabeça de gado ou de peixe, vão ajudando na renda. A prefeitura tem atuado para oferecer suporte técnico, boas estradas para levar a produção leiteira e também a melhoria genética das matrizes leiteiras", destacou o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.

Porto Velho possui um rebanho leiteiro de 123.415 cabeças, cerca de 8% do rebanho total. No ranking dos produtores de leite, o município já possui a quinta maior produção leiteira de Rondônia e segue expandindo a sua capacidade produtiva, com destaque para regiões como os distritos de União Bandeirante, Rio Pardo, Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã.

Cerca de 1.200 produtores de leite desenvolvem a atividade no município. Para exemplificar como o setor está em franca expansão, há 10 anos a produção média diária era em torno de 20 mil litros de leite. No período, esse número praticamente quadruplicou. A produção de Rondônia é de 1.608.773 ao dia, ocupando a 9ª posição no Brasil. O plantel destinado à produção de leite chega a 2,8 milhões de cabeças.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem