Gastronomia beradeira encantou visitantes do penúltimo dia do evento

Trending

Gastronomia beradeira encantou visitantes do penúltimo dia do evento

Uma grande roda de conversa se formou, debatendo sobre vários pratos

Porto Velho, RO - O Estação Turismo - Identidade Beradeira já recebeu visitantes do Rio de Janeiro, Amazonas, Goiás, Pernambuco, Distrito Federal, Espírito Santo e muitos outros estados. Júlia é da Paraíba e há dois meses mudou-se para a capital rondoniense para estudar Psicologia. Ela se encantou com o Estação Turismo. "Cheguei há dois meses e não conhecia nada da cultura daqui, nem a culinária. Provei o x-caboquinho e a carne de jacaré e achei maravilhosos. E o evento então, nem se fala", declarou.

O Estação Turismo é realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), e na quarta-feira (24) preparou uma programação com convidados referências na gastronomia regional - os especialistas Diogo Sabião, Gustavo Gurgel e Nair Gurgel, o senhor Jorge, do Lago do Cuniã, e Eduardo Arrais, da Casa do Bolo Moca. Eles contaram a historia dos pratos típicos que prepararam e ofereceram degustações.

A professora Nair Gurgel apresentou a palestra "Farinha pouca, meu pirão primeiro", passeando sobre diversas receitas típicas da região Norte, explorando aspectos culturais e histórias por trás de cada prato típico. Uma grande roda de conversa se formou, debatendo sobre vários pratos doces e salgados, peixes da região e costumes.

O famoso x-caboquinho foi oferecido para degustação

O senhor Jorge é cozinheiro e morador do Lago do Cuniã, dono de um restaurante, e apresentou ao público uma breve palestra sobre o Cuniã e sua experiência profissional. "Eu estudei por dez anos o preparo do jacaré, criei o prato e hoje oferecemos lá no meu restaurante na Resex Lago do Cuniã. O alimento é uma coisa sagrada, na hora do preparo, eu penso que vai alimentar uma pessoa".

Gustavo Gurgel apresentou um contexto histórico sobre o surgimento do sanduíche, até chegar no conhecido "x-caboquinho", original do Amazonas e ícone da culinária nortista. O público teve, ainda, a oportunidade de degustar o famoso sanduiche de pão, queijo, banana e tucumã.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem