O Dia na História

Trending

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

28.5.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1922 – A mesma edição do jornal Alto Madeira com  duas convocações: 1) reservistas das classes de 1892 a 1899 para apresentação na prefeitura; 2) membros da Loja Maçônica União e Perseverança, para “sessão de Instrucção”.

1941 – Chega a Porto Velho, contratado para trabalhar na EFMM, o engenheiro Joaquim de Araújo Lima, que depois seria governador do Território (1948/51) e autor oficial do Hino de Rondônia.

1981 - Em  Brasília, onde assistiu o presidente João Figueiredo autorizar o programa Polonoroeste, o governador Jorge Teixeira  diz: “O Território está pronto para o Estado”.

1984 – O jornalista João Tavares confirma: a Avenida Presidente Kennedy agora é “Governador Jorge Teixeira”, projeto do vereador Lucivaldo Souza, assinado pelo prefeito Tião Valladares.

COMEMORA-SE

Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, Dia Internacional do Brincar, Dia Mundial do Hamburguer, Dia do Ceramista,

Cristãos celebram Festa de Pentecostes (descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo). Católicos celebram São Germano de Paris, São Guilherme de Toloza

BRASIL

1954 — Nasce João Carlos de Oliveira, o João do Pulo (m. 1999) o ex-recordista mundial do Atletismo – salto triplo. 

MUNDO

585 a.C. — Data tradicional do eclipse previsto por Tales de Mileto, para muitos a data de fundação da Filosofia ocidental. 

1937 — Fundação da Volkswagen, fabricante de automóveis alemã.  

1962 – O Chile é sacudido por um terremoto, 2 dias antes de sediar a Copa do Mundo. 

2002 — Removida a última viga de aço no local original do World Trade Center, (Torres Gêmeas).

FOTO DO DIA

FESTA DO DIVINO (III)

Há alguns dias inseri 2 textos sobre a Festa do Senhor do Divino Espírito Santo, trazida de Cuiabá, que chegou ao que é hoje Rondônia em 1894, vinda de Cuiabá, e alguns leitores pediram mais informações.

A Festa ficou algum tempo sem ser realizada, devido a divergências, só voltando nos anos 1930 quando o bispo D. Francisco Xavier Rey assumiu a diocese de Guajará-Mirim (de Guajará-Mirim à divisa com Mato Grosso), apaziguou os dois lados, criou o Estatuto da Irmandade do Divino Espírito Santo no Rio Guaporé, aplicado há mais de 80 anos, evento aberto a todos, independente de raça, cor, condição social ou econômica. 

Como em todos os locais onde é realizada, a Festa, em Rondônia, tem símbolos específicos: a Coroa, o Cetro, a Bandeira e o Mastro. “As práticas religiosas (Alvoradas, Novenas, Missa, Batizados, Romaria, Procissão, Promessas, Fitas Votivas, Vigílias e Ritos) e profanas (danças, comidas e cantorias), a cultura imaterial). (*)

(*) REVISTA VEREDAS AMAZÔNICAS – JANEIRO/JUNHO – VOL. 4, Nº 1, 2015. ISSN: 2237- 4043 49 

(Foto – Promesseiros mergulhados na água: emoção da chegada do Divino numa comunidade guaporeana)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem