Lixo recolhido na Rondônia Rural Show será destinado à reciclagem ou aterro sanitário

Trending

Lixo recolhido na Rondônia Rural Show será destinado à reciclagem ou aterro sanitário

Os rejeitos não aproveitáveis serão destinados ao aterro sanitário

Porto Velho, RO - A Rondônia Rural Show, considerada a maior Feira internacional de tecnologia agrícola da região Norte do país, tem como objetivo apresentar o que existe de mais moderno para o agronegócio, e a tecnologia precisa andar junto à sustentabilidade. Durante a 10ª edição da Feira que acontece de 22 e 27 de maio, em Ji-Paraná, todo resíduo gerado durante os seis dias do evento será coletado pela Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná, e os rejeitos não aproveitáveis serão destinados ao aterro sanitário pela empresa que opera no município.

A iniciativa conta com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, e da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura – Semeia.

Para o governador Marcos Rocha, a Rondônia Rural Show tem um pilar de sustentabilidade muito forte. “Além de gerar energia e outros produtos, a reciclagem também cria empregos e estimula a economia local, demonstrando que até depois, o evento continuará a ter um impacto positivo para a região”, completou.

O secretário da Seagri, Luiz Paulo lembrou que, durante a edição passada foram geradas mais de 40 toneladas de materiais descartados, 11 toneladas de resíduos, e após triagem, houve o aproveitamento de 60% desse volume. “Essa parceria exalta a importância dos laços regionais para manter o cunho social em eventos de sucesso como a Rondônia Rural Show”, afirmou.

Para a secretária Municipal do Meio Ambiente, Jeane Muniz, a parceria entre a Prefeitura de Ji-Paraná e o Governo de Rondônia, traz responsabilidade no que tange à sustentabilidade da região. “A triagem de todo material recolhido dentro do parque Vandeci Rack, ajudará cooperativa de catadores, e ainda promoverá o zelo ambiental. Essa parceria é um divisor de águas para a gestão sustentável da Feira. A geração de resíduos faz parte da humanidade, e o que temos que saber, é como gerir isso’’, comentou.

De acordo com o coordenador da Feira, Janderson Dalazen, a iniciativa mostra o compromisso do Estado em encontrar soluções inteligentes para os resíduos. “Teremos uma Feira limpa e organizada, em conjunto com a cooperativa que irá fazer todo o trabalho de reciclagem, e ao final do evento, a empresa que é uma certificadora, irá certificar a Rondônia Rural Show mais uma vez, como uma Feira totalmente sustentável, que destina todo o seu resíduo de maneira correta”, ressaltou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem