O Dia na História

Trending

O Dia na História

 


O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

6.4.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1919 – Devido à morte do presidente Rodrigues Alves (gripe espanhola) é  confirmada nova eleição para o cargo no próximo domingo, 13, conforme edital assinado pelo juiz Joaquim Gomes Silva, do fórum de Porto Velho. 

1954 – O governo italiano condecorou o General Rondon, patrono do Território, com a Grã-Cruz de Cavaleiro do Mérito da República Italiana, em reconhecimento a seus trabalhos em defesa dos índios.

1982 – A Força Aérea Brasileira faz uma “ponte aérea” para socorrer Guajará-Mirim, devido às alagações na BR-425, e um avião está levando 120 tonelada de gêneros que faltam na “Pérola do Mamoré”. 

1989 – A Eletronorte confirmou que ainda este mês entra em geração a primeira turbina da hidrelétrica de Samuel, e a segunda em outubro, cada uma gerando 45 mil KWA. 

1990 – Uma caixa com dezenas de “bananas” de dinamite foi apreendida no aeroporto do Belmont (PVH), e entregue à Polícia Federal.

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Atividade Física. Dia Nacional da Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Dia internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz (ONU). Dia Mundial do Tênis de Mesa.

Hoje, data móvel, cristãos celebram a Quinta-feira Santa, abrindo-se o Tríduo Pascal. Católicos lembram São Marcelino, Santa Gala e São Pedro de Verona.

BRASIL

1883 – Morre José Bonifácio de Andrada e Silva (m. 1838), o “Patriarca da Independência”. 

1892 — O presidente  Floriano Peixoto manda prender os 13 generais que assinaram um manifesto contra ele. 

1983 — Instituído o primeiro parque marinho brasileiro, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia.

MUNDO

1564 – É inventado o lápis, na Inglaterra. 

1896 – Abertura, em Atenas, dos primeiros jogos olímpicos da era moderna. 

1965 — Lançado o Intelsat I, primeiro satélite de comunicação comercial a ser colocado em órbita geoestacionária.

FOTO DO DIA

Dia maior do Tênis de Mesa Mundial, na área paraolímpica o nome de Rondônia é o veterano João Fernando, “Totó”, que tem em seu currículo a medalha de ouro no Parapan de Guadalajara em 2011, sua sexta medalha panamericana, a terceira de ouro.

Com movimentos limitados no braço e perna direitos, passou a fazer fisioterapia aos quatro anos de idade; aos 16 “Totó” foi aconselhado praticar esporte, e aproveitou um grupo de colegas do Bairro São Cristóvão, que jogavam Tênis de Mesa, começando aí sua carreira.

Campeão do Parapan, João Fernando (foto) ganhou a vaga para disputar a Paraolimpíada de Londres, em 2012. Várias vezes campeão brasileiro, cinco vezes campeão da Copa do Brasil, durante um tempo esteve atuando em equipes de outros estados.

Atualmente residindo em Porto Velho, continua praticando o Tênis de Mesa, sendo referência também para atletas sem deficiência, e compete atualmente pelo Ypiranga.

O esporte Paraolímpico rondoniense tem ganho destaque no país e vários atletas têm representado o Brasil inclusive nas Paraolimpíadas, em diversas modalidades, trabalho coordenado pelo professor Sílvio Corsino.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem