“A vida se encontra no trânsito” é tema de ação educativa do Detran Rondônia

Trending

“A vida se encontra no trânsito” é tema de ação educativa do Detran Rondônia

Na “Parada Educativa” , servidores do Detran sensibilizam motoristas e passageiros

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizou ação educativa nas Avenidas Imigrantes e Sete de Setembro, com o tema “a vida se encontra no trânsito”. As atividades aconteceram na quarta-feira (5), em Porto Velho.

Fundamentada no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e que o Detran aderiu em 2022, servidores da Escola Pública de Trânsito, abordaram motoristas e passageiros de carros e motos, sensibilizando-os quanto à importância de respeitar o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, destacando:
  • Uso correto de dispositivos de segurança, capacete afivelado para motoqueiros, e cinto de segurança para todos os ocupantes de automóveis;
  • Não utilizar celular quando estiver no trânsito;
  • Respeitar a sinalização;
  • No trânsito, o maior cuida do menor; ou seja, os veículos de maior porte são responsáveis pelos de menor porte, assim como os motorizados pelos não motorizados.
Para o governador Marcos Rocha, as ações educativas executadas pela Escola Pública de Trânsito do Detran, têm o importante papel de conscientizar condutores e pedestres sobre comportamentos no trânsito, que zelem pela segurança das pessoas. “Transformar conhecimento em ação é o que todos que participam do trânsito precisam fazer, apenas dessa maneira, alcançaremos a meta estipulada pelo Pnatrans, com a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, até 2030”, evidenciou.

O diretor da Escola Pública de Trânsito, Renato de Moraes Ramalho destaca que, no mês de abril, no dia 21, comemora-se o Dia Nacional da Paz no Trânsito, o que ressalta a importância de manter atitudes de empatia, gentileza e cuidado com o próximo. “A vida se encontra no trânsito, é tema da nossa campanha institucional, que promove uma convivência harmônica no trânsito entre todos os participantes, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”.

A ação educativa realizada pelos agentes de Educação de Trânsito foi no formato de “Parada Educativa”, similar à blitz, na qual veículos são parados enfileirados em um trecho da via dividida por cones. O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explicou que, “a educação para o trânsito é direito de todos, e constitui dever prioritário aos componentes do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, conforme preconiza o CTB”, concluiu.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem