Sesau alerta para prevenção do câncer colorretal em alusão ao Março Azul Marinho

Trending

Sesau alerta para prevenção do câncer colorretal em alusão ao Março Azul Marinho

O azul-marinho é a cor escolhida para campanha de prevenção do câncer colorretal

Porto Velho, RO - O câncer colorretal é uma doença silenciosa que atinge homens e mulheres. No Brasil, é o terceiro tipo mais comum entre a população, diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde – Sesau reforça a conscientização quanto à prevenção no mês de Março Azul Marinho.

Os sintomas mais comuns são sangramento nas fezes, dor, fezes finas, perda de peso sem motivo específico, diarreia ou constipação, sensação de que o intestino não está completamente esvaziado, cansaço, fadiga, entre outros.

Os fatores de risco para o câncer colorretal são: idade acima de 50 anos, histórico familiar de câncer, doenças inflamatórias do intestino, tabagismo, dieta pobre em fibras e excesso de alimentos industrializados; além de causas genéticas de cada pessoa.

O médico proctologista, Rodrigo Bastos alerta sobre o câncer colorretal

Em Rondônia, existem dois centros de referência no tratamento, pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que são o Hospital de Amor da Amazônia e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon, que funcionam no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. Em 2022, foram realizados mais de 20 procedimentos cirúrgicos para o tratamento do câncer, no Hospital de Base.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância da busca por prevenção. “A partir dos 40 anos, é de suma importância todos os cidadãos realizarem exames para prevenção da doença. Em caso de descoberta, isso permitirá que os pólipos possam ser identificados e retirados antes de se transformarem em tumores malignos”, afirmou.

O médico proctologista, Rodrigo Bastos alertou quanto aos devidos cuidados com o câncer colorretal. “Os exames de rotina são aliados no processo de rastreio, e a colonoscopia é a avaliação do intestino grosso e a parte final do intestino delgado, um exame padrão-ouro para prevenção e detecção precoce. O Hospital de Base conta com uma equipe de excelência a pacientes portadores de câncer colorretal”, destacou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem