Parceria da Prefeitura com o Hospital Albert Einstein leva atendimento via telemedicina a Jaci-Paraná

Trending

Parceria da Prefeitura com o Hospital Albert Einstein leva atendimento via telemedicina a Jaci-Paraná

Serviço tem diminuído, principalmente, a espera para consultas de cardiologia e neurologia

Porto Velho, RO - Moradores de Jaci-Paraná agora podem receber atendimento médico via telemedicina, garantindo o acesso às consultas com especialistas, sem ter que enfrentar longas distâncias ou filas. O serviço, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com o Hospital Albert Einstein, iniciou na segunda-feira (20) na unidade de saúde do distrito.

Além de Jaci-Paraná, os distritos de União Bandeirantes e Extrema já possuem o serviço. Em Porto Velho, o atendimento é oferecido no Centro de Especialidades Médicas (CEM). Para ter acesso, a população deve comparecer a qualquer unidade de saúde do município e solicitar o encaminhamento.

Ao todo, sete especialidades são oferecidas: cardiologia, endocrinologia, neurologia adulto, neuropediatria, pneumologia, psiquiatria e reumatologia. Para receber o serviço, os moradores de Jaci-Paraná devem ir até a unidade de saúde e realizar o agendamento.

A estudante Daniele Barbosa foi uma das primeiras a ser atendida no distrito, ela procurou por um endocrinologista, para solucionar uma alteração na tireoide causada pelo tratamento que fazia contra um câncer no pescoço. “Eu achei bem legal e mais rápido, porque pensei que fosse mais demorado conseguir a consulta”, compartilhou a paciente.

A consulta via telemedicina é feita através de uma videoconferência, que conta com o apoio de um médico da unidade, responsável por sanar eventuais dúvidas, fazer encaminhamentos, prescrever receitas ou solicitar exames. Para o médico Djanir Lins, a nova modalidade de atendimento facilita a vida de pacientes que têm dificuldades para ir até Porto Velho.

“Estamos muito felizes com esse o novo projeto, que vai ajudar bastante o distrito de Jaci-Paraná, proporcionando mais comodidade e rapidez para os pacientes”, finaliza o médico.

De acordo com Helison Ribeiro, diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC), a telemedicina tem diminuído, principalmente, a espera para consultas de cardiologia e neurologia.

“A Semusa está investindo cada vez mais na telemedicina, porque temos uma grande demanda de consultas, e essa modalidade contribui para a diminuição nas filas de atendimento em Porto Velho e nos distritos. A expectativa é que localidades no baixo Madeira sejam beneficiadas em breve”, afirma.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem