O Dia na História

Trending

O Dia na História

O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

22.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1982 – O PT instalau mais dois diretórios, em Pimenta Bueno e Colorado, de olho na primeira eleição do Estado.

1985 – O PMDB confirmou: o deputado Angelo Angelin será o candidato da coligação com o PFL, a governador tampão.

1989 – O professor Luiz Santos, da Unir, critica a contratação de técnicos da USP para fazer o planejamento urbano de Porto Velho. 

1991 – Uma semana depois de empossado o governador Osvaldo Piana começa a botar em dia o pagamento de atrasados dos servidores estaduais.

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Água, 

Católicos celebram Santa Lia, São Paulo de Narbonne

BRASIL

1833 — Império do Brasil: a Revolta do Ano da Fumaça foi um conflito regencial que aconteceu em Ouro Preto. 

1941 – Com o Brasil neutro, um submarino nazista ataca o cargueiro Taubaté, iniciando os ataques contra barcos brasileiros, matando mais de mil pessoas. 

1945 – Nasce Jorge Bem Jor, um dos grandes nomes da MPB .

MUNDO

2001 – Morre William Hanna (n. 1910), um dos criadores de animações como Tom & Jerry, Os Flintstones, Scooby-Doo e Zé Colméia. 

1995 — O cosmonauta Valeri Polyakov (URSS) retorna à Terra após estabelecer o recorde de 438 dias no espaço. 

1935 — Com transmissão via antena no alto da Torre de 1º programa regular de TV. 

1963 - Os Beatles lançam seu 1º disco, "Please, Please Me".

FOTO DO DIA

Áureo Bringel de Mello, autor do projeto de mudança do nome do Território Federal do Guaporé para Rondônia, é um dos personagens que, como disse o historiador Francisco Matias acabam deixados de lado na nossa História.

Nascido em 1924 em Santo Antônio (*), MT e a partir de 1943 Rondônia, segundo Matias por perseguições geradas de desavenças políticas entre seu pai e o cacique Aluízio Ferreira, se transferiu com a família para Manaus. Foi deputado estadual (AM) e federal (AM e Guanabara), Senador (AM), constituinte de 1988.

Como Deputado federal pelo Amazonas, na legislatura 1955/59, em  1956 Áureo Melo apresenta projeto – escrito em parceria com o deputado federal do Guaporé Joaquim Vicente Rondon, a Lei 2.731/56, assinada pelo presidente JK, mudando o nome do Território, de “Guaporé” para “Rondônia”.

(*) Áureo Melo (foto), conforme o pesquisador Aldenir Courinos, nasceu na vila de Abunã, mas àquela altura parte do município de Santo Antônio.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem