O Dia na História

Trending

O Dia na História

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325

31.3.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1947 – A 2ª Cia. Rodoviária Independente encerra suas atividades sem cumprir o projeto de construir a rodovia Porto Velho/Vilhena.

1964 – Movimento militar depõe o presidente João Goulart. Por ordem do capitão Anachreonte, autodenominado “Agente da Revolução”, há prisões em Porto Velho e Guajará-Mirim.

1971 – Vigora a Portaria 195 proibindo a garimpagem manual (por garimpeiros autônomos) na Província Estanífera do Brasil - Rondônia e partes do Acre, Amazonas e Mato Grosso.

1983 – Com leitura de Ordem do Dia e ingresso de recrutas, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva comemorou em Porto Velho o 12º ano do Movimento de 31 de março.

COMEMORA-SE

Dia da Saúde e Nutrição. Dia da Integração Nacional. 

Católicos celebram Santa Balbina Romana. São Benjamim.

BRASIL

MUNDO

1727 - Morre, em Londres, Isaac Newton, o primeiro matemático a descrever a lei da gravidade.  1869 - Morre Allan Kardec (n.  1869 ), o codificador da Doutrina Espírita. 1889 – Inauguração da Torre Eiffel, em Paris. 1980 - Morre o atleta Jesse Owens que na Olimpíada de 1936 humilhou Hitler . 

FOTO DO DIA

O FAKE E A REPÚBLICA SOCIALISTA

Em 1953 o sexto governador do Território do Guaporé, Jesus Burlamaqui Hosannah, ouvindo um “agente secreto” da Bolívia, concluiu que estava sendo articulada a formação de uma “República Socialista do Guaporé” com Guaporé e os departamentos bolivianos do Pando e do Beni.

Conforme os historiadores Abnael Machado, Esron Menezes e o jornalista Euro Tourinho, os “socialistas” seriam os médicos Renato Medeiros e Ary Pinheiro, e o engenheiro Wady Darwich Zacharias, junto com outros.

O dedo-duro também deu outros nós – só não deu entrevista em  televisão porque a TV só chegaria a Porto Velho 21 anos depois, e ainda assim de forma bem incipiente,  mas seja louvada a ideia do governador Marques Henriques, em 1974. 

Do pessoal do futebol, o boliviano também ganhou algum: dizia ser centroavante da seleção da Bolívia, de nome Camacho, mas aqui não havia como checar e ele foi mandado jogar por um dos times num amistoso. Conforme o jornalista João Tavares o cara jogava mesmo, e marcou até um gol.

Dias depois a casa caiu. O governador Hosana Burlamaqui teve de mandar soltar os presos e foi exonerado em seguida.

(F. Aluízio Ferreira, à esquerda, “padrinho” de Jesus Burlamaqui Hosana, que assina o ato de posse)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem