Interno de unidade socioeducativa de Rondônia é o primeiro do Estado a ingressar na faculdade

Trending

Interno de unidade socioeducativa de Rondônia é o primeiro do Estado a ingressar na faculdade

A Fease tem recebido importantes investimentos no tocante ao trabalho socioeducativo para ser desenvolvido junto aos internos no Estado

Porto Velho, RO - Estimular e promover o estudo, é um dos principais objetivos da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo – Fease, que trabalha diretamente com adolescentes em situação de conflito com a lei, em todo o Estado de Rondônia. Na unidade sentenciada masculina de Porto Velho, são atendidos 19 socioeducandos, que participam de aulas e oficinas durante toda a semana, além de outras atividades ministradas por servidores em suas dependências.

O diretor da unidade sentenciada salienta o trabalho que tem sido feito junto à equipe de socioeducadores

Para o diretor da unidade sentenciada, Wellington Teles, o trabalho desenvolvido junto aos internos tem sido acima da média. “Nos últimos dois anos, a atuação na unidade sentenciada da capital tem sido diferenciada, sendo um divisor de águas. Com muito trabalho, por meio de uma equipe proativa, conseguimos mudar o cenário do sistema na Capital e fazer uma transformação em todos os sentidos, com o total apoio da Fundação”, explicou

O governador de Rondônia, Marcos Rocha pontuou que, o sistema socioeducativo também tem recebido investimentos do Poder Executivo, e por meio do apoio e trabalho realizados pelos socioeducadores, “a unidade sentenciada de Porto Velho tem desenvolvido um trabalho de destaque, incentivando os internos à prática de atividades e estudos, para transformar vidas e promover um futuro melhor”, afirmou.

Para o presidente da Fease, Antônio Francisco da Silva, “é de suma importância o investimento do Governo de Rondônia na socioeducação, com medidas voltadas à profissionalização, o estudo, a tecnologia e o estudo social. São esses pilares que têm feito a diferença em todo o sistema socioeducativo do Estado, e portanto, vale a pena continuar acreditando que é possível a socioeducação acontecer de direito e de fato”, enfatizou.

INCENTIVO

O socioeducando tem auxiliado nas instalações de cabeamento de internet, no prédio onde vai funcionar a nova sede da Fease

O socioeducando Ângelo, de 18 anos, está há mais de um ano e meio na unidade sentenciada, e se tornou motivo de inspiração aos demais internos, pela sua dedicação aos estudos e aprovações que obteve em instituições particulares de ensino e até concurso público.

“Quando o Ângelo chegou aqui para cumprir sua internação, estava cursando o ensino médio e finalizou dentro da unidade. Logo após a conclusão, obteve êxito em obter uma graduação em moedas digitais em uma faculdade particular da Capital, e atualmente, está cursando o segundo período”, explicou Wellington Teles.

O diretor da unidade sentenciada citou, que, o interno também participou do processo seletivo da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, “obtendo nota classificatória para a segunda fase, onde terá a sua redação corrigida, com grandes chances de tomar posse dentro do serviço público. Além disso, teve a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, contemplada para o curso de Biomedicina em outra faculdade particular”, ressaltou.

Por meio de um convênio com o Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO, o interno também foi contemplado para ser menor aprendiz, com ônus para realizar atividades quando não estiver em período de aulas. “Atualmente, trabalha com tecnologia da informação dentro da Fease, auxiliando nos trabalhos de instalação de cabos de internet do prédio, onde será a futura sede”, salientou o diretor.

OFICINAS

Dentro da unidade, Ângelo também participa de uma oficina de digitação, como coordenador. Após as aulas, os internos participam de capacitações, tais como produção de maquetes de aeromodelismo em isopor, crochê, tênis de mesa, xadrez, games e violão.

“A entrada dele na faculdade, passa a ser um marco para a Fease, graças ao apoio do presidente Antônio Francisco da Silva e do governador Marcos Rocha, que dá autonomia para o desenvolvimento das atividades da fundação, que tem sido acima da média”, finalizou Wellingon Teles.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem