Governo de Rondônia destaca compromisso com o desenvolvimento sustentável em reunião do Parlamento Amazônico

Trending

Governo de Rondônia destaca compromisso com o desenvolvimento sustentável em reunião do Parlamento Amazônico

A 1ª Reunião Ordinária do Parlamento Amazônico de 2023 ocorreu nesta quinta-feira

Porto Velho, RO - O compromisso com o desenvolvimento sustentável foi defendido pelo Governo de Rondônia, nesta quinta-feira, durante a 1ª Reunião Ordinária do Parlamento Amazônico de 2023, vinculada à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, realizada na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia – ALE. Deputados das nove Assembleias da Amazônia Legal, e os representantes dos Poderes Executivo e Judiciário de Rondônia estiveram presentes.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância dos poderes unidos em busca de soluções para desafios comuns à região, assim como para mostrar ao Brasil e ao mundo, o potencial da Amazônia.

‘‘A Amazônia pode ser sim, um exemplo para o Brasil. Temos uma natureza muito bonita e um povo trabalhador. Rondônia tem a menor taxa de desemprego do país, e os demais estados também têm contribuído para o desenvolvimento do Brasil. Isso mostra o quanto somos fortes’’, afirmou.

Marcos Rocha ressaltou, ainda, o fortalecimento da bioeconomia como essencial na Amazônia, para promover o desenvolvimento de forma sustentável. Rondônia é considerado um grande produtor de alimentos para o mundo, e tem avançado em boas práticas, inovação, e tecnologias sustentáveis. Na ocasião, o governador estendeu o convite a todos os presentes para que conheçam ‘‘a maior festa do agronegócio da Amazônia’’, a Rondônia Rural Show Internacional, que será realizada no Estado, de 22 a 27 de maio.

REFERÊNCIA

‘‘Rondônia nos inspira, pois tem uma produção de campo, que é exemplo para o Brasil. Além disso, queremos aprender a receita da conquista rondoniense, no índice de menor taxa de desemprego do país. Estamos felizes por estar em Rondônia, discutindo as questões da Amazônia, uma região muito rica, onde o desafio comum é transformar toda essa riqueza em qualidade de vida para a população, e o que esperamos é que esse evento seja um marco para a Amazônia, onde o que for discutido se transforme em políticas públicas’’, considerou a presidente do Parlamento Amazônico, deputada estadual do Amapá, Edna Auzier.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz considerou que, a reunião do Parlamento Amazônico é uma forma de ressaltar a força que vem da unidade dos poderes em resolver as questões da Amazônia, e discorreu também sobre os avanços alcançados em desenvolvimento econômico.

‘‘Rondônia é o novo Eldorado do mundo, um Estado jovem e com abundância plena, uma fábrica de alimentos para o mundo, com belos rios, um subsolo rico em minérios, um povo trabalhador, onde há harmonia entre os poderes, e governantes honrados, interessados em levar Políticas Públicas para benefício da população.

E com essa união do Parlamento Amazônico, vamos avançar em mostrar não só Rondônia como toda a Amazônia, como uma potência econômica, e encontrar soluções para as demandas comuns à região’’, disse o presidente.

O evento contou ainda com a presença do secretário nacional de Fundos e Instrumentos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Eduardo Corrêa Tavares, que apresentou a palestra com o tema “O investimento de recursos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional do Brasil, para os estados que integram a Amazônia Legal”. As nove assembleias que compõe a Amazônia Legal são dos seguintes estados: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem