Bombardeio russo afeta planta nuclear na Ucrânia e mata nove

Trending

Bombardeio russo afeta planta nuclear na Ucrânia e mata nove

Governo ucraniano diz que russos dispararam 81 mísseis, no maior ataque desde janeiro, atingindo inclusive a capital Kiev e cortando energia. Bombardeio em Kiev. (Foto: Reprodução/Twitter)

Porto Velho, RO - As forças comandadas por Vladimir Putin intensificaram nesta quinta-feira (9) os bombardeios na Ucrânia. No maior ataque desde janeiro, as forças russas disparam 81 mísseis em território ucraniano, provocando a morte de ao menos nove pessoas e atingindo inclusive a capital Kiev.

Os ataques atingiram desde Kharkiv, ao norte, a Odessa, ao sul. A usina nuclear de Zaporijia foi afetada e sua conexão com a rede elétrica precisou ser desligada. De acordo com a operadora ucraniana Energoatom, responsável pela estrutura, 18 geradores a diesel de emergência foram ligados para garantir o fornecimento mínimo de energia. É a sexta vez desde que a usina opera com geradores desde que os russos assumiram seu comando, um ano atrás.

Parte da população está sem energia elétrica ou aquecimento. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, protestou contra as “táticas miseráveis” dos russos e informou que as forças ucranianas derrubaram 34 dos 81 mísseis lançados por Moscou. “Os russos atacaram a Ucrânia à noite com todos os tipos de mísseis disponíveis”, informou o governo ucraniano.

“O inimigo hoje usa uma ampla gama de armas e mísseis, na verdade tudo o que tem, com os quais costuma atacar separadamente (…) De todas as direções, dos três mares, incluindo o Mar Negro, o Mar de Azov e o Mar Cáspio, vários tipos de equipamentos de aviação e navios da Frota do Mar Negro atacaram”, disse o porta-voz do Comando da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia, Yuriy Ignat. Segundo ele, o inimigo não tinha lançado, até agora, tantos “punhais” de uma só vez durante a guerra.

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem