Sefin representa Rondônia no Fórum sobre Governança Fiscal, em Lisboa

Trending

Sefin representa Rondônia no Fórum sobre Governança Fiscal, em Lisboa

Secretário de Finanças representa Rondônia no Fórum “Futuro da Governança Fiscal”, em Lisboa

Porto Velho, RO - Em foco, o debate das questões fiscais no cenário mundial, como Federalismo, Governança Digital e Políticas Fiscais, em especial os desafios trazidos pela revolução digital e o período covid-19. O Fórum “Futuro da Governança Fiscal” iniciou no dia 22 e segue até sexta-feira, 24, em Lisboa, Portugal. É organizado pelo Fórum de Integração Brasil Europa – Fibe, uma associação que abre espaço para debates e intercâmbio entre os países, em parceria com o Instituto Rui Barbosa.
Um dos convidados de uma das mesas de debate foi o Secretário de Estado de Finanças de Rondônia, Luís Fernando Pereira, que participou do painel sobre governança digital. Falou sobre os casos usuais da transformação digital em Rondônia, incluindo o uso dos dados das notas fiscais eletrônicas para ajudar a população a evitar aglomerações no comércio durante a pandemia, por meio do aplicativo Melhor Hora, desenvolvido pela Sefin.

Além disso, o secretário de Estado de Finanças falou sobre quatro programas desenvolvidos pela Sefin, que compõem um ecossistema de estímulo à conformidade fiscal e justiça tributária, baseado em dados, os quais são exemplos de transformação digital, visando facilitar a vida do cidadão. Os programas são: o Fisconforme que orienta o cumprimento das obrigações fiscais; o Cidadania Empresarial, que facilita os pequenos negócios a saírem da informalidade, oferecendo assim, isenção de taxas e outros benefícios; o Nota Legal Rondoniense, que estimula o consumidor a pedir notas fiscais, através das premiações e educação fiscal; e o Imposto Mais Justo, que está em desenvolvimento, visando reduzir a regressividade tributária, em benefício do cidadão de baixo poder aquisitivo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esta é uma oportunidade de mostrar as ações realizadas pelo Executivo Estadual, inclusive durante a pandemia. Marcos Rocha ressalta a importância de cada vez mais estimular a execução e elaboração de ações que elevem a imagem do Estado e assegurem voz ativa para Rondônia, especialmente neste momento de se rediscutir o sistema tributário brasileiro. “O Fórum ‘Futuro da Governança Fiscal’ é um momento relevante para mostrar Rondônia ao mundo, e as realizações que têm tornado o Estado cada vez mais forte, principalmente no assunto equilíbrio fiscal”, destacou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem