Aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 inicia na segunda-feira, 27, em Rondônia

Trending

Aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 inicia na segunda-feira, 27, em Rondônia

Utilizada como dose de reforço para quem já tem duas doses de vacina contra a covid-19

Porto Velho, RO - Cumprindo o calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde – MS, o governo de Rondônia por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa inicia na próxima segunda-feira, 27 a campanha de vacinação contra a covid-19. “A ação terá como foco a vacina bivalente, utilizada como dose de reforço para quem já tem duas doses de vacina contra a covid, independente do laboratório fabricante. A bivalente é capaz de imunizar contra o vírus da cepa original, bem como da variante Ômicron”, explicou o coordenador estadual de imunização da Agevisa, Ivo Barbosa.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca que a ação é importante para proteger a saúde da população. “Vencer a pandemia tem sido uma das principais prioridades do nosso governo. Portanto, é essencial que todos sigam as recomendações, fiquem atentos às campanhas, procurem as salas de vacinas das unidades de saúde mais próximas, para juntos, construirmos um ambiente mais saudável e seguro”, evidenciou.

O Ministério da Saúde adquiriu mais de 2,8 milhões de doses da vacina bivalente BA.4/BA.5. Destas, o governo de Rondônia recebeu 124.122 doses e realizou a distribuição para as seis regionais de saúde. Para o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, “a iniciativa vem em um momento em que Rondônia ainda enfrenta índices de contágios e mortes pela doença. A campanha de vacinação é uma estratégia para aumentar a cobertura vacinal e garantir a imunidade da nossa população”, justificou.

O assessor técnico da coordenação de imunização da Agevisa, Sid Orleans alertou que “todas as pessoas que, por algum motivo, não conseguiram se vacinar na sua etapa correspondente, podem procurar os postos de vacinação nas etapas seguintes para tomarem a dose de reforço”, afirmou.

A campanha de vacinação é destinada aos seguintes grupos prioritários:

Primeira etapa: 27/2 a 19/3/2023
  • pessoas acima de 60 anos e mais;
  • pessoas vivendo em instituições de longa permanência, a partir de 12 anos e seus respectivos trabalhadores; e
  • pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas a partir de 12 anos de idade.
Segunda etapa: 20/3 a 16/4/2023
  • gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
Terceira etapa: a partir de 17/4/2023
  • trabalhadores da saúde;
  • pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
  • população provada de liberdade (a partir de 18 anos);
  • adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e
  • funcionários do sistema de privação de liberdade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem