Preço de combustíveis ainda no radar dos investidores

Trending

Preço de combustíveis ainda no radar dos investidores

Discussão sobre como será o retorno da cobrança de tributos a partir de amanhã ainda é pontos sensível. Preocupação com inflação e lucratividade da Petrobras tensionam mercado. Foto: Pixabay

Porto Velho, RO - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve desvendar os detalhes da reoneração dos combustíveis nesta terça-feira. Agora pela manhã, o ministro se reúne com o presidente Lula para bater o martelo sobre a retomada dos tributos.

Haddad chegou a afirmar ontem a noite que a Petrobras conseguiria reduzir o prêmio cobrado sobre o produto para permitir que os tributos voltassem ser cobrados sem que haja impacto sobre a inflação, ou seja, sem aumento dos preços nas bombas.

O mercado recebeu bem a notícia durante a sessão de ontem. Juros futuros caíram com a melhora na perspectiva sobre as contas públicas e com a vitória da equipe econômica sobre o ala política (contrária ao retorno dos tributos). Além disso, as ações da Petrobras encerraram o dia em alta com informações da criação de um fundo garantidor do preço dos combustíveis para reduzir a volatilidade – ainda sem mudança no cerne da política de preços da estatal.

Hoje, os mercados internacionais iniciaram o dia em baixa, após dados de inflação na França e na Espanha indicarem que o problema está longe de ser solucionado e que os juros no continente devem continuar subindo. O EuroStoxx 600, índice acionário que reúne as 600 maiores empresas europeias, chegou a cair 0,55% no início da manhã. Os futuros de Wall Street também iniciaram o dia em queda, mas operavam perto da estabilidade às 8h.

No campo das commodities, o petróleo esboça recuperação nos preços, mas deve fechar o quarto mês consecutivo em baixa. Às 8h05, o barril tipo Brent era negociado em alta de mais de 1%, a US$ 83,32. O minério de ferro, por sua vez, fechou a primeira parte da sessão em Singapura em alta, a US$ 124,10 a tonelada.

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem