Em parceria com os cafeicultores, Governo de Rondônia apresenta novo padrão da classificação do café

Trending

Em parceria com os cafeicultores, Governo de Rondônia apresenta novo padrão da classificação do café

Porto Velho, RO - Investimento em pesquisa e extensão rural, na sustentabilidade, qualidade e na certificação. Estas são algumas das principais políticas públicas e ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, junto aos produtores de café no Estado.

E para manter a qualidade dos grãos, o Ministério da Agricultura aprovou uma nova Portaria n° 570/2022, que determina o padrão oficial de classificação do café, a qual entrou em vigor em janeiro deste ano. A partir de agora, produtores e a indústria terão que informar nas embalagens o tipo do grão e o grau da torra.

PADRONIZAÇÃO

Para falar sobre as novas regras, estiveram reunidos no auditório da Federação da Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero, representantes do Sindicato da Indústria de Café do Estado de Rondônia – Sindicafe, Ministério da Agricultura – Mapa, Seagri e a Associação Brasileira da Indústria de Café – Abic, para discutir política e ações estaduais ao desenvolvimento da cafeicultura no Estado, com a aplicação da Portaria.

As novas regras estabelecem o padrão oficial de classificação do café torrado, e também exige a padronização das informações nas embalagens, informando a espécie do grão e sua predominância no blend, padrão de torra e se ele corresponde com o padrão mínimo de qualidade estabelecido.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, uma das diretrizes do Estado é incentivar a produção dos grãos, com técnicas modernas de manejo. “Essa portaria vem ao encontro com a segurança alimentar, na medida em que ela regulamenta o padrão de qualidade do café, por esta razão, o Governo de Rondônia é parceiro do Ministério da Agricultura, nesta missão de zelar pela qualidade dos produtos comercializados”, evidenciou.

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, toda essa mudança fortalece a política agrícola para cafeicultura. “Esta reunião foi importante para levar as informações necessárias para todos que trabalham com café, principalmente com a torrefação, precisamos estar atentos às novas regras que a portaria determina, para que o consumidor de fato adquira um produto dentro dos padrões de qualidade”, comentou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem