Detran realiza ações educativas que primam pela segurança no trânsito, durante o Carnaval

Trending

Detran realiza ações educativas que primam pela segurança no trânsito, durante o Carnaval

Ação Motorista Camarada foi realizada em Porto Velho neste sábado,18

Porto Velho, RO - “Amigo que é amigo não deixa ninguém voltar dirigindo embriagado, por isso seja o amigo da vez, escolha a vida!”, esta foi a mensagem que os servidores do Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia entregaram aos grupos de amigos que participaram de festas de Carnaval neste final de semana, em Porto Velho.

Dois grupos de voluntários da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet foram escalados para levar à população a mensagem sobre segurança no trânsito, por meio da blitz educativa e motorista camarada. Na blitz, com veículos formando filas na Avenida Carlos Gomes, os educadores conversaram com motoristas e demais ocupantes do veículo, destacando principalmente, a mensagem sobre não misturar bebida e direção. Nesta ação foram abordadas 241 pessoas de forma direta, e mil pessoas de forma indireta.

Com a ação “Motorista Camarada”, a segunda equipe de voluntários incentivou entre o grupo de amigos, que um fosse escolhido para não ingerir bebida alcoólica, e ser o motorista da rodada, sendo responsável pelo transporte de todos. Nesta ação, foram visitados 3 pontos de festa, com abordagem de 567 pessoas por abordagem direta, e duas mil pessoas abordadas indiretamente.

Para todas as pessoas abordadas foi entregue o guia do ‘bom condutor’, com as seguintes orientações:

  • Pratique a empatia e o respeito no trânsito;
  • Respeite as leis de trânsito;
  • Lembre-se que todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto de segurança;
  • Esteja atento à sinalização, ela serve para informar e orientar aos motoristas sobre as vias;
  • Tenha cuidado com pedestres, ciclistas e motociclistas;
  • Sinalize antes de realizar uma ação;
  • Mantenha a distância, é a regra básica para a direção defensiva, logo, torna o trânsito mais seguro para todos.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, informou que a Autarquia reforça a segurança no trânsito, aumentando o número de ações educativas e de fiscalização durante o período de Carnaval.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem