Empresa que enviou caminhões ao QG do Exército em Brasília pede que Moraes desbloqueie suas contas

Trending

Empresa que enviou caminhões ao QG do Exército em Brasília pede que Moraes desbloqueie suas contas

A companhia admite ter deslocado três caminhões para Brasília, mas diz que os veículos não obstruíram vias públicas, nem cometeram atos de "violência ou grave ameaça"

Porto Velho, RO -
Uma das empresas que enviaram caminhões para apoiar o acampamento montado no Quartel-General do Exército, em Brasília, entrou com um pedido junto ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, para solicitar o desbloqueio de suas contas bancárias. A empresa argumenta que o ato não configuraria prática de crime.

A decisão de Moraes, proferida no último dia 12, bloqueou contas de 43 pessoas físicas e jurídicas que enviaram veículos para o ato, sob a justificativa de que poderiam configurar crimes contra o estado democrático.

"Verifica-se o abuso reiterado do direito de reunião, direcionado, ilícita e criminosamente, para propagar o descumprimento e desrespeito ao resultado do pleito eleitoral para presidente e vice-presidente da República, cujo resultado foi proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 30/10/2022, com consequente rompimento do Estado Democrático de Direito e a instalação de um regime de exceção", escreveu o ministro, na ocasião.

A Muriana Transportes, de Mato Grosso, admite ter deslocado três caminhões para Brasília, mas diz que os veículos não obstruíram vias públicas, nem cometeram atos de "violência ou grave ameaça". A empresa argumentou ao Supremo que o bloqueio das contas pode provocar a sua "inviabilidade econômica" e o encerramento de suas atividades, com demissão dos funcionários.

“O simples deslocamento de caminhões não configura, em nenhuma hipótese, qualquer conduta tida no ordenamento jurídico brasileiro como ilícita, muito menos a descrita no art. 359-L do Código Penal, que exige, conforme mandamento expresso no próprio dispositivo legal, o emprego de violência ou grave ameaça", alega.

Os advogados argumentam que a manifestação realizada no QG do Exército expressa "posição contrária ao sistema eleitoral posto, porém, como dito, de forma pacífica e ordeira, sem qualquer perigo de rompimento do Estado Democrático de Direito". Entretanto, os manifestantes acampados no local defendem pautas golpistas, como pedidos de intervenção militar por não aceitarem o resultado das eleições, atitude apontada como antidemocrática pelo ministro Alexandre de Moraes, em sua decisão.

A defesa da Muriana Transportes alega que, se a manifestação for pacífica, o teor dos pedidos feitos pelos manifestantes não poderia ser classificado como ilegal. "Não é o objeto da manifestação que a torna ilícita ou criminosa, mas a forma pela qual ela se realiza. As manifestações correntes na capital da República, aos arredores do Quartel-General do Exército, não são ilícitas ou criminosas, pois se apresentam de forma pacífica e ordeira", escreveu o advogado Eduardo Toledo na petição.


Fonte: O GLOBO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem