Com Tchau Poeira, Rondônia avança na melhoria da trafegabilidade e promove mais qualidade de vida e desenvolvimento

Trending

Com Tchau Poeira, Rondônia avança na melhoria da trafegabilidade e promove mais qualidade de vida e desenvolvimento

 


Ariquemes/RO – A melhoria da infraestrutura de Rondônia, especialmente quanto às condições de trafegabilidade nas ruas urbanas dos 52 municípios, deu um salto com a criação do projeto ‘‘Tchau Poeira’’, lançado pelo Governo de Rondônia em maio de 2021.

Conforme balanço parcial, o Estado garantiu aproximadamente R$ 720 milhões no orçamento para investir em uma malha viária mais segura e de qualidade nas cidades, com serviços de asfalto novo, recapeamento e microrrevestimento. Já são mais de 1,3 mil quilômetros contemplados pelo projeto, sendo que cerca de 340 km já foram executados.
‘‘Para o desenvolvimento de um Estado é essencial o investimento em infraestrutura, por isso o Governo criou o Tchau Poeira e deixou o nosso Estado em obras, com diversas frentes de serviços nos municípios para dar a nossa população mais dignidade, respeito e qualidade de vida, e assim também estamos deixando nosso municípios mais bonitos, atrativos e preparados para receber investimentos, o que fortalece a geração de emprego e renda, e contribui para alcançarmos o objetivo de tornar Rondônia, o melhor lugar do país para viver e trabalhar’’, assegura o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

O Tchau Poeira representa o fim do sofrimento com lama e poeira

EXECUÇÃO
Os recursos já estão garantidos para execução do Tchau Poeira nos 52 municípios. Em um ano e sete meses, as obras de melhoria das ruas urbanas já alcançaram as seguintes cidades: Alta Floresta d´Oeste (1ª etapa de recapeamento), Alta Alegre dos Parecis (Pavimentação e recapeamento); Alvorada do Oeste (Microrrevestimento); Ariquemes (Recapeamento e microrrevestimento); Cabixi (Microrrevestimento); Cacoal (Recapeamento); Cerejeiras (Microrrevestimento); Corumbiara (Microrrevestimento); Costa Marques (Recapeamento); Cujubim (Microrrevestimento); Espigão do Oeste (recapeamento);
E ainda Guajará-Mirim (Recapeamento); Mirante da Serra (Microrrevestimento); Monte Negro (Microrrevestimento); Novo Horizonte do Oeste; Ouro Preto do Oeste (Recapeamento); Parecis (Recapeamento); Pimenta Bueno (Pavimentação e recapeamento); Pimenteiras do Oeste (Microrrevestimento); Rio Crespo (Microrrevestimento); Rolim de Moura (Recapeamento); Santa Luzia do Oeste (Recapeamento); São Francisco do Guaporé (Recapeamento); São Miguel do Guaporé (Pavimentação e recapeamento); Seringueiras (Recapeamento); Vale do Paraíso (Recapeamento).
Tchau Poeira em Ariquemes
Tchau Poeira em Ariquemes

FRENTES DE SERVIÇOS

Frentes de serviços em execução: Alta Floresta d´Oeste (2ª etapa da obra de recapeamento), Alta Alegre dos Parecis (Terraplanagem para 2º etapa de pavimentação); Alvorada do Oeste (Pavimentação); Ariquemes (Pavimentação e 2ª etapa de recapeamento); Buritis (Recapeamento); Cacoal (Pavimentação); Cerejeiras (Pavimentação); Guajará-Mirim (Microrrevestimento); Jaru (Pavimentação);
E também em Ji-Paraná (Pavimentação); Ministro Andreazza (Recapeamento); distrito de Nova Dimensão, em Nova Mamoré (Pavimentação e recapeamento); Pimenta Bueno (Pavimentação); Porto Velho (Recapeamento); Presidente Médici (Recapeamento); São Francisco do Guaporé (microrrevestimento); Vale do Anari (Recapeamento). As obras também estão em andamento em Candeias do Jamari (Pavimentação e recapeamento) e Vilhena (Recapeamento)
FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS

Tchau Poeira em Vilhena

O Governo de Rondônia ousou e inovou ao ajudar os Municípios, a superar a carência histórica de investimento em melhoria das vias urbanas, muitos deles já estavam à décadas sem conseguir investir em asfalto devido o orçamento ‘‘apertado’’ das prefeituras. A parceria sólida entre o Estado e Municípios devolveu a esperança dos rondonienses de se orgulhar do lugar que vivem. O ‘‘Tchau Poeira’’ representa para a população, desde os que moram nas grandes cidades até os que vivem nas menores cidades, o fim do sofrimento com ruas esburacadas, com poeira no verão e lama no inverno amazônico.

O coordenador do Tchau Poeira, projeto vinculado à Casa Civil, Rodrigo Flávio da Silva, explicou que o projeto nasceu do desejo do Governo de Rondônia em resolver uma das principais necessidades dos rondonienses, de impacto direto no dia a dia, que é o trânsito pelas ruas urbanas. E para dar agilidade as obras, o coordenador, explicou que foram acionadas três modalidades de execução dos serviços: direta, que é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), execução indireta, ou seja, contratação de empresa pelo Governo, e é a que concentra mais obras; e por convênio com as prefeituras, que é o repasse de recurso.
‘‘Esse projeto tem um grande significado para a população e para o desenvolvimento dos municípios, estamos aplicando asfalto de qualidade nas vias urbanas, fazendo com que a pavimentação chegue nas ruas que não tinham, e aumentando a vida útil daquelas vias já asfaltadas, com obras de recapeamento. O Tchau Poeira demonstra, assim, a preocupação do Governo de Rondônia em solucionar uma das principais carências da população: ter boa trafegabilidade nas ruas urbanas’’, afirma o coordenador.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça e Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

Comunicado da Redação – Ariquemes Online
Site de notícias em Ariquemes, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Porto Velho, Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Machadinho do Oeste, Campo Novo de Rondônia, Vale do Jamari e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. Ariquemes Online, desde 2007 informação sem fronteira, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem