Programação alusiva à campanha “Outubro Rosa” vai atender servidoras e população ao longo deste mês

Trending

Programação alusiva à campanha “Outubro Rosa” vai atender servidoras e população ao longo deste mês

Prevenção e orientação sobre o câncer de mama e sífilis estão entre as ações

Porto Velho, RO - Com foco na prevenção e promoção da saúde da mulher, a Prefeitura de Porto Velho elaborou uma série de atividades para este mês. Em alusão à campanha Outubro Rosa, o município vai atender a servidoras e população em geral com diversos serviços de saúde.

“Tradicionalmente, ao longo do mês de outubro, são intensificadas as atividades e serviços de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo uterino. Este ano, além da programação de cada unidade básica de saúde, vamos desenvolver também duas grandes ações com nossas servidoras e a população”, explica Ana Emanuela, subgerente do Núcleo de Saúde da Mulher.

No dia 10 de outubro, a programação vai ser destinada às servidoras do município na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Em parceria com o Núcleo de Práticas Integrativas de Saúde e o Núcleo de Saúde do Trabalhador, a pasta vai ofertar um momento de autocuidado e orientações em saúde.

O segundo evento está previsto para acontecer no dia 21 de outubro no Espaço Alternativo, entre as 17h e 21h. Aberto ao público, o evento vai ofertar serviços básicos de saúde, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, avaliação física e nutricional e uma corrida alusiva à campanha pelo Grupo Macaxeira e Cia.

Semusa também vai ofertar exame para detecção de sífilis

No mesmo dia, a Semusa também vai ofertar testes e orientações sobre a prevenção e agravos da sífilis. Além do câncer de mama, o mês de outubro também é alusivo à detecção e prevenção dessa infecção sexualmente transmissível. A ação é organizada pela Divisão de Vigilância em Saúde (DVS) com apoio da residência multiprofissional da Universidade Federal de Rondônia (Unir), setores membros da Rede Lilás e Grupo Macaxeira e Cia.

UNIDADES DE SAÚDE

Além das duas programações já definidas para este ano, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) se mobilizam internamente para ofertar programação própria em alusão ao Outubro Rosa.

“Neste mês, nossas equipes se empenham mais do que o habitual para promover o acesso da população feminina aos serviços de prevenção e promoção da saúde. Realizam ações internas e em setores dos bairros que facilitem a adesão da população. A Semusa mantém o fornecimento de insumos para a coleta de exames preventivos, como o papanicolau (para detecção e prevenção do câncer de colo de útero), além de encaminhamento e acesso às mamografias neste período”, finaliza Ana Emanuela.


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem