Porto Velho vacinou quase 2,5 mil pessoas com dificuldade de locomoção

Trending

Porto Velho vacinou quase 2,5 mil pessoas com dificuldade de locomoção

 

Número representa deficientes permanentes, idosos com pouca mobilidade e cuidadores

Porto Velho, RO
 - A Prefeitura de Porto Velho já levou a imunização contra a covid-19 para a casa de quase 2,5 mil pessoas, desde o início da campanha de vacinação em 2021. O serviço de atendimento domiciliar é ofertado aos moradores da capital e distritos que vivem em áreas descobertas por Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e que possuam dificuldade de locomoção por doença ou deficiência.

A imunização dos acamados em Porto Velho acontece graças ao trabalho das equipes da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), compostas por vacinadores, assistente social e enfermeiro. Conforme a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, o serviço é feito através de solicitação espontânea dos pacientes e familiares.

"Conforme chegam as solicitações, nos programamos, dividindo os atendimentos por região. Por enquanto estamos realizando o serviço de quarta a sexta-feira. Hoje estamos com quase 2,5 mil pessoas que receberam vacinação em casa, não só de acamados, mas de cadeirantes, pessoas com deficiências permanentes, cuidadores e pessoas com dificuldade na mobilidade. A equipe também assiste moradores de linhas e do setor chacareiro", explicou a gerente de Imunização.

O atendimento domiciliar com vacinas contra a covid-19 pode ser agendado pelo telefone e WhatsApp: (69) 99219-3598. Além do imunizante contra a covid, durante as visitas, também são oferecidas as vacinas contra gripe.

DIFICULDADES

Andréia cuida da avó acamada e o atendimento em domicílio facilitou a vida da família

Entre os moradores beneficiados com o atendimento domiciliar de vacinação, a idosa Maria Isabel, que é cadeirante há 4 anos devido complicações de diabetes, recebeu as 4 doses do imunizante contra a covid em sua casa. 

A idosa vive aos cuidados da neta Andreia Ferreira dos Santos, 32 anos, que é mãe de três crianças pequenas e que por estar responsável por tomar conta da avó, também não pôde se deslocar de casa para receber a imunização, e por isso também recebeu a vacina em sua residência.

"Tenho criança pequena e por isso fica difícil sair, ainda mais com a minha avó que tem dificuldade de se locomover. Nós não temos carro, o que torna ainda mais difícil sair de casa. Durante a pandemia, a nossa segurança foi conseguir receber as vacinas em casa", disse a neta.

Além da imunização, durante as visitas, os pacientes ou familiares também são orientados quanto a outros serviços disponibilizados pela Semusa. As informações mais comuns estão relacionadas aos atendimentos em unidades de saúde, programa de fraldas descartáveis, medicamentos, fisioterapia e especialidades médicas.

"A gente não só leva a vacinação, mas leva informação e orientações. Quando a gente chega numa casa para imunizar o acamado, vemos que também tem aquele cuidador que não pode sair de casa. Não custa nada a gente fazer a imunização desse cuidador também. Além disso, aproveitamos o momento para dar orientações quanto a higiene do acamado e quanto aos serviços ofertados pela prefeitura", falou a coordenadora da equipe de imunização de acamados e assistente social da Semusa, Glaucilene Soares.

QUARTA DOSE

Conforme o Vacinômetro da Prefeitura, 403 mil pessoas receberam a primeira dose de imunizantes contra a covid, e apenas 49 mil completaram o esquema vacinal com a 4ª dose, também chamada de 2º reforço. A baixa procura pela dose levanta o alerta das equipes de imunização, principalmente por pessoas com comorbidades.


"Nós percebemos a diminuição da procura da imunização com a 4ª dose dos acamados. Por isso, nós estamos entrando em contato com os moradores através dos dados do Sistema Nacional de Imunização, avisando que já está próximo a data de vacinação e agendamos o dia da visita", falou Glaucilene Soares.

SALA MÓVEL

A Divisão de Imunização da Semusa também conta com o serviço itinerante de vacinas, através da Sala Móvel. A partir deste serviço, empresas e instituições podem solicitar uma equipe para realizar a imunização de seus colaboradores. A solicitação pode ser enviada ao e-mail: semusavacina@gmail.com


Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem