Trending

Setic promove aula prática sobre fibra ótica e apresentação da Infovia a estudantes do Curso de Tecnologia em Redes e Computadores do Ifro


Participaram do encontro os analistas e técnicos do Governo de Rondônia com os acadêmicos do Ifro

Porto Velho, RO - A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de Rondônia (Setic), em ação conjunta com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), promoveu uma aula prática de manuseio, testes e função da fibra ótica.

A ação teve como finalidade proporcionar uma aula prática através de troca de experiências entre os analistas e técnicos da Setic, com os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Redes e Computadores do IFRO – Campus zona Norte. Além da prática, os servidores da Setic também apresentaram informações sobre o funcionamento da Infovia no Estado de Rondônia.

A Infovia é uma rede de fibra ótica que interliga as unidades do Governo do Estado, fornecendo serviços de conectividade, como links de internet e infraestrutura de transporte de dados, voz e imagem. A rede conta com mais de 250 pontos nos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Ariquemes.

O gerente de Infraestrutura e Serviços da Setic, Gabriel Carrijo, observou que o maior objetivo da ação é o compartilhamento de conhecimentos a aprendizados com os alunos da graduação, que serão os futuros profissionais da área e auxiliar nesse processo de aprendizagem, proporcionando um conhecimento mais denso e completo.

“A Infovia possui hoje um sistema de monitoramento capaz de armazenar em um banco de dados e gerar relatórios exclusivos. De acordo com uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as mediações realizadas obedecem um cronograma e uma metodologia distinta da utilizada para chegar a nossos resultados.

Por termos à disposição um sistema de monitoramento que coleta esses dados a cada minuto, pode-se afirmar que nossos resultados são mais fiéis e precisos. É importante divulgar e transferir conhecimento teórico e de aplicabilidade aos estudantes, de uma infraestrutura que é ponto de referência no Estado”.

O professor da disciplina de Comunicação de Dados no Campus Porto Velho – zona Norte, Tiago Lopes de Aguiar, intermediador da aula destacou a importância de troca entre profissionais que já atuam na área como os estudantes que estão em processo de graduação.

“A aula prática oferece um novo ponto de vista, complementando ainda com o compartilhamento de conhecimento de um órgão governamental com os estudantes é de grande relevância. A ação incentiva na formação de opinião e no alcance de metas que pode ser estabelecidas pelos estudantes”, finaliza.

Fonte: Governo de Rondônia


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem