Eucatur transforma modelo de negócios para superar pandemia

Trending

Eucatur transforma modelo de negócios para superar pandemia

Marcio Luis Teschima, CIO da empresa, recebeu prêmio Executivo de TI do Ano por projeto Transportando a Inovação

Porto Velho, RO - Em março de 2020, início da pandemia, a Eucatur teve queda abrupta de 87% do faturamento. Durante aquele ano, o foco da empresa foi apagar incêndios enquanto acelerava sua transformação digital. Mas, em 2021, entendeu-se que, para dar perenidade à companhia, era necessário transformá-la em um ecossistema.

O objetivo central do projeto Transportando a Inovação, vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano de 2022 na categoria “Vantagem Competitiva – Faturamento até R$ 1 bilhão”, era entregar uma experiência fluida, sem fricção, para o consumidor e para todos os outros usuários do sistema.

Para chegar ao resultado esperado, a Eucatur dividiu esse objetivo em quatro focos mais agilmente entregáveis:Trazer novas formas de precificação e rentabilização das operações. Foi inserida uma plataforma de meios de pagamento completa no ar, com gateway, cartões, cofre, antifraude.

Dar maturidade às plataformas digitais criadas em 2020, deixando-as API First e com total resiliência.
Inovar no mercado com um modelo de precificação baseado em IA, levando em conta diferenciais bem característicos desse próprio mercado, como Gestão de Horários e Mapa de Lugares.

Fazer os três pontos anteriores de forma que também fossem geradas experiências de usuário de alta qualidade aos funcionários, parceiros e clientes. Para isso, era necessário um backend perfeito para as aplicações da companhia.

“Nosso projeto trouxe um conjunto de competências técnicas e atitudinais adicionais que nos levaram a mudar o rumo do nosso negócio rumo ao mundo das Plataformas Digitais. Desenvolvemos e colocamos quatro plataformas digitais no ar (Point Of Sales, Marketplace e App B2C e um portal de parceiros B2B), criamos mais três negócios, uma adquirência, uma empresa de benefícios e uma empresa de tecnologia focada no segmento (spin off da nossa tecnologia interna).

Esse novo conjunto de competências, habilidades e técnicas gerou todo o resultado esperado e, no mês de fevereiro de 2022, 67% do nosso faturamento já vem dessa mudança digital”, resume Marcio Luis Teschima, CIO e membro do conselho da Eucatur – líder responsável pelo projeto vencedor.

Para chegar a esse resultado, foram necessárias algumas mudanças de rotas. Um dos problemas enfrentados pela companhia foi acreditar que seria possível fazer quase tudo com a mão de obra interna. Uma dessas situações em que foram necessários parceiros externos foi a mudança de parte do Data Center, que era On Premisse, para Cloud.

Mas o grande desafio, para Marcio, era o relógio. “Nossa maior dificuldade foi, sem dúvida, o tempo. Pois diante de um cenário incerto, sem vendas, não sabíamos quando voltaríamos ao normal. De toda forma, nossos times trabalharam incansavelmente para entregar resultados de forma cadenciada e perene. Lutando contra o tempo todos os dias”, frisa.

“O grande aprendizado para mim foi que mesmo em um momento de extrema fragilidade e incerteza as pessoas, as pessoas se solidarizam e se entregam a um propósito maior, cooperam, compartilham e fazem acontecer. Que foi o nosso caso, pois aprendemos e fizemos no mesmo instante, e essa onda mobilizou todos, e não são poucos, somos mais de três mil colaboradores”, comemora o CIO.
Resultados tangíveis e intangíveis

O faturamento de 2021 da Eucatur apresentou 102% de resultado, representando mais de R$ 700 milhões – o principal indicador de sucesso do projeto. Além disso, foram criados e consolidados três negócios no grupo: Eucard (empresa criada para absorver todas as necessidades de Instituição Financeira e fomento, responsável pela integração dos meios de pagamentos físicos e digitais); Eu+ Parceiros (criada para cuidar das plataformas digitais que alimentam o nosso marketplace); Eu Labs (que consolida o conhecimento de IT com décadas no setor de transportes).

“Esse é um prêmio ímpar na minha carreira, eu já tinha sido indicado antes, mas esse é meu primeiro prêmio, e consolida a minha jornada na área de tecnologia dentro dos últimos 30 anos, onde comecei como todos, no meu caso como analista de suporte e hoje atuo como CIO e Conselheiro”, finaliza Marcio.

Fonte: Laura Martins / IT Mídia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem