O DIA NA HISTÓRIA

Trending

O DIA NA HISTÓRIA

 

 PORTO VELHO, RO 

BOM DIA 28 DE FEVEREIRO!

COMEMORA-SE

Dia Mundial de Combate a LER/DORT. Dia Mundial das Doenças Raras e Dia da Ressaca. 

Católicos lembram São Romão, o eremita, São Hilário, São Lupicínio e São Gabriel das Dores. 

RONDÔNIA

1983 – A Assembleia Estadual Constituinte forma 5 comissões técnicas para elaborar a 1ª Carta Estadual. 2011 – Morre o carnavalesco Manoel Costa de Mendonça, o Manelão, criador, em 1981, da Banda do Vai Quem Quer. 

BRASIL

1644 - Holandeses abandonam São Luís e a capitania do Maranhão volta ao domínio português. 1854 – Primeiro desfile de carros alegóricos (puxados por cavalos) no carnaval - Rio de Janeiro. 1935 – Falece a compositora  Chiquinha Gonzaga, uma mulher muito além de seu tempo.  1986 – O país tem nova moeda, o “cruzado”, substituindo o Cruzeiro. 1989 – Falece Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, autor do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 1994 - O presidente Itamar Franco anuncia o plano Real.

MUNDO

870 — Encerrado o 4º Concílio de Constantinopla, com apoio aos ícones e imagens sagradas.   2013 — Papa Bento XVI renuncia ao pontificado da Igreja Católica, o que não ocorria desde Gregório IV, em 1415

FOTO DIA

Década de 1960, grupo de professoras do curso de Magistério do Colégio Carmela Dutra, em Porto Velho, participa de uma confraternização interna. O “Carmela”, criado em 1947 para formação de professores, formou várias gerações de mestres sendo, até pouco tempo a escola pública de maior número de matrículas do Estado. Desde seu início, na década de 1940, o “Carmela” sempre foi uma escola mista, com maior prevalência mulheres, como aconteceu na primeira turma, em 1947. Na foto, da esquerda para a direita as professoras Ruth Shockness, Doracília Santos, não identificada, Nadir Brasil, Elvira Santos, Matilde Macedo, Hilda Queiroz e Marise Castiel. Funcionando inicialmente como “Curso Regional Normal”, passou depois a Instituto Estadual de Educação, mas há vários anos deixou de direcionar a formação para o Magistério.


Fonte: Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem