Em nota ao vereador Fogaça, Semusa diz que dados sobre Covid estão sendo divulgados normalmente no eSUS VE

Trending

Em nota ao vereador Fogaça, Semusa diz que dados sobre Covid estão sendo divulgados normalmente no eSUS VE




Em nota ao vereador Fogaça, Semusa diz que dados sobre Covid estão sendo divulgados normalmente no eSUS VE

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Saúde se pronunciou hoje, oficialmente, sobre os questionamentos do vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) sobre a falta de divulgação de dados da COVID-19 em Porto Velho nas últimas semanas, numa época em que a doença causou inúmeras baixas em servidores e superlotou unidades de saúde em todo o Município da zona urbana, rural e ribeirinha.

Segundo a nota, o Departamento de Vigilância em Saúde/DVS, da Semusa de Porto Velho, resolveu a partir de 24 de janeiro desse ano “priorizar a notificação dos casos suspeitos de COVID-19 pelo sistema de informações eSUS VE, uma ferramenta criada pelo Ministério da Saúde, criada para essa finalidade.

De acordo com a secretária Eliana Pasini, o sistema ficou indisponível por mais de 30 dias, em nível nacional, conforme informações do próprio Ministério da Saúde, desde o dia dez de dezembro do ano passado. Durante esse período que o sistema de informações ficou indisponível, o Estado de Rondônia solicitou que os municípios informassem o número de casos diariamente por uma planilha on-line até que a situação fosse normalizada.

VEREADOR

O vereador Everaldo Fogaça foi tentar conferir os dados no eSUS, mas infelizmente não estão disponíveis para consulta e voltou a questionar a falta de transparência da prefeitura de Porto Velho.

"Venho aqui de publico cobrar a transparência da secretária Passini e do prefeito Hildon Chaves, pois é de suma importância a transparência destes dados, pois tem dinheiro público envolvido", destacou.

NOTA

“Foi o que fizemos até 24 de janeiro de 2022. Como o sistema eSUS VE voltou a funcionar, resolvemos implementar a inserção das notificações, inclusive as do período que o sistema ficou sem funcionar. Assim, atualmente, não passamos os dados para a planilha on line do Estado, mas estamos inserindo rotineiramente nossos casos (anteriores e atuais) no sistema de informações eSUS VE e esperamos que logo os nossos casos suspeitos estejam atualizados no sistema de informações oficial do Ministério da Saúde”, diz a nota.

NOTA DA SEMUSA

O Departamento de Vigilância em Saúde/DVS, da Semusa de Porto Velho, resolveu a partir de 24/01/2022 priorizar a notificação dos casos suspeitos de COVID-19 pelo sistema de informações eSUS VE, que ficou indisponível por mais de 30 dias, à nível nacional, conforme informações do Ministério da Saúde, desde o dia 10/12/2021.

Durante o período que o sistema de informações ficou indisponível, o Estado de Rondônia solicitou que os municípios informassem o número de casos diariamente por um planilha on line, que foi o que fizemos até 24/01/2022.

Como o sistema eSUS VE voltou a funcionar, resolvemos implementar a inserção das notificações, inclusive as do período que o sistema ficou sem funcionar.

Assim, atualmente, não passamos os dados para a planilha on line do Estado, mas estamos inserindo rotineiramente nossos casos (anteriores e atuais) no sistema de informações eSUS VE e esperamos que logo os nossos casos suspeitos estejam atualizados no sistema de informações oficial do Ministério da Saúde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem