O dia 20 na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Trending

O dia 20 na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo



Porto Velho, RO -
A coluna ficou vários dias fora do ar porque na minha casa, a OI, apesar da conta paga, cortou o sinal da internet. E ainda não retornou.

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 20 DE DEZEMBRO!


COMEMORA-SE

Dia do Mecânico, Dia Internacional de Solidariedade Humana.

Católicos lembram São Domingos de Silos, São Zeferino e São Filogônio.

RONDÔNIA

20 – 1981 – No Território criado em 1943, há muitas expectativas de que o movimento, iniciado na década de 1960 para criar o Estado, se transforme em realidade antes do Natal.

BRASIL

1807 — Instituído o Decreto de Depósito Legal da Biblioteca Nacional do Brasil, que regulamenta o depósito de publicações, na Biblioteca Nacional, para assegurar o registro e a guarda da produção intelectual. 2007 — Roubadas do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) pinturas de Pablo Picasso e de Cândido Portinari, avaliadas 55 milhões de dólares. 2013 — Morreu o cantor e compositor Reginaldo Rossi.

MUNDO

1971 — Criação da organização Médicos sem Fronteiras, por Bernard Kouchner e jornalistas em Paris. 1985 — O Papa João Paulo II cria a Jornada Mundial da Juventude. 1987 — Um barco e um petroleiro se chocam no Mar das Filipinas. matando 4.386 pessoas, o maior desastre marítimo da história em tempos de paz.

FOTO DO DIA


Trinta e cinco anos depois da primeira e frustrante tentativa de construir uma ferrovia margeando o Rio Madeira, agora em 1907, para atender determinação do Tratado de Petrópolis, o governo brasileiro vê iniciar, pelo esforço do megaempresário Farqhaur, o cumprimento do acordo com a Bolívia, a construção da ferrovia “Madeira-Mamoré” o que, conforme o autor Ricardo Leite – 1912, Vitória na Selva, representou “Uma das mais fantásticas páginas da História do Brasil e do Mundo Moderno”, obra onde lendas foram criadas por razões políticas, como a absurda citação de que “cada dormente era um homem morto na construção”, o que envolveria mais de 600 mil mortos.

Na execução da obra foram utilizados equipamentos mais modernos daquele início do Século XX (como a instalação das pontes nas passagens de rios, foto) e em que houve pela primeira vez no mundo a construção de um hospital para atendimento a trabalhadores, o o cientista Oswaldo Cruz registrou e elogiou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem