Porto Velho promove Semana de Saúde nas Escolas com intensificação da vacinação

Trending

Porto Velho promove Semana de Saúde nas Escolas com intensificação da vacinação

Iniciativa contempla escolas das redes municipal, estadual e privada

Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza entre os dias 19 e 23 de maio a Semana de Saúde na Escola, uma ação estratégica que integra o plano de intensificação da vacinação, iniciado no último dia 30 de abril e com término previsto para 30 de junho.

A campanha tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal, resgatar crianças e adolescentes que ainda não foram vacinados e fortalecer a proteção da população infantojuvenil contra diversas doenças imunopreveníveis.

A iniciativa contempla escolas das redes municipal, estadual e privada, em uma grande mobilização que também envolve as unidades de saúde da capital e distritos. Essa ação conjunta é fruto de uma parceria entre a Semusa, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), unindo esforços para alcançar o maior número possível de crianças e adolescentes.

Durante a Semana de Saúde na Escola, serão aplicadas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação a partir dos 9 meses de idade.

Serão aplicadas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação

Os imunizantes prioritários incluem a vacina contra o HPV, febre-amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP – tríplice bacteriana, meningocócica ACWY, vacina contra a dengue, vacina contra a covid-19, entre outras ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A diversidade de vacinas oferecidas tem o objetivo de garantir ampla proteção e evitar o retorno de doenças que já podem ser prevenidas com a imunização adequada. A presença das equipes de saúde dentro do ambiente escolar representa um importante avanço na promoção do acesso à vacinação.

Essa estratégia proporciona mais comodidade, segurança e confiança para os estudantes e suas famílias, além de contribuir diretamente para o aumento da cobertura vacinal no município. Levar a vacina às escolas é uma forma eficaz de aproximar os serviços de saúde da comunidade e reduzir barreiras de acesso, principalmente para famílias que enfrentam dificuldades para comparecer às unidades de saúde durante a semana.

É fundamental destacar que, para que a criança ou adolescente receba a vacina no ambiente escolar, é obrigatória a apresentação do termo de autorização devidamente preenchido e assinado pelo responsável legal, cartão do SUS e cartão de vacina. O documento será encaminhado pelas instituições de ensino e deverá ser devolvido dentro do prazo estipulado. Sem essa autorização formal, não será possível realizar a vacinação do aluno.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem