Governo de RO realiza ação para regularização do Cadastro Ambiental Rural em Nova Brasilândia d’Oeste

Trending

Governo de RO realiza ação para regularização do Cadastro Ambiental Rural em Nova Brasilândia d’Oeste


Ação acontece na Câmara de Vereadores de Nova Brasilândia d’Oeste, de 16 a 19 de julho, das 8h às 17h

Porto Velho, RO - Com o objetivo de auxiliar responsáveis técnicos e produtores na validação das informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o governo de Rondônia está promovendo em Nova Brasilândia d’Oeste, um mutirão que iniciou na terça-feira (16) e segue até sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores do município. Durante a ação, é possível concluir a etapa de análise de cadastros com pendências documentais e realizar retificações necessárias. As informações dos cadastros validados são critérios essenciais para aprovação de crédito rural, licenciamento ambiental e supressão autorizada, além da comercialização de produtos no mercado.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em cooperação com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), é desenvolvido por meio da Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar). A iniciativa beneficia os proprietários rurais permitindo a regularização da situação conforme a legislação ambiental. Também contribui para preservação dos recursos naturais e promoção de paisagens sustentáveis na Amazônia, ao buscar conciliar desenvolvimento econômico com conservação ambiental, garantindo que as atividades agrícolas e pecuárias sejam conduzidas de maneira responsável.

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Cadastro Ambiental Rural desempenha um papel fundamental no desenvolvimento rural sustentável. “A conservação dos recursos naturais passa pela regularização ambiental do imóvel rural, e o registro e validação das informações do CAR são imprescindíveis tanto para identificar áreas a serem regularizadas quanto para identificar os ativos ambientais. A validação das informações do cadastro garante aos produtores rurais a possibilidade de conservação da biodiversidade e gera benefícios econômicos à população”, ressaltou.

Segundo o coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, durante os dias do mutirão a equipe vai realizar diversas ações de atendimentos aos produtores e responsáveis técnicos, visando esclarecer dúvidas relacionadas às notificações de análises e auxiliar na solução de pendências e elaboração de CAR para pequenos produtores de imóveis rurais. “Também é possível assinar o Requerimento de Adesão ao Programa Permanente de Regularização Ambiental (PPRA) e promover a regularização dos passivos ambientais das propriedades rurais da região,” explicou.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Conforme o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a regularização ambiental dos imóveis rurais consolida Rondônia como exemplo ao conciliar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.

A ação faz parte do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL Brasil), financiado pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF), implementado por uma Instituição Financeira Mundial e executado pela Conservação Internacional (CI-Brasil). A atividade também conta com a parceria da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem