Rondônia Virtual

Trending

Sem título

O DIA NA HISTÓRIA

7.6.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

FOTO DO DIA 

RONDÔNIA

1494 – Representantes de Portugal e Espanha assinam em Tordesilhas (Espanha), o Tratado de Tordesilhas. 

1923 – Relatório da Superintendência (prefeitura PVh): Na última semana foram abatidos 16 bois e 8 porcos, para consumo da população, comercializados no mercado público.

1925 – “Coisa medonha”, segundo o correspondente do jornal “Alto Madeira”, sobre a onda de frio em Guajará-Mirim, nos últimos 15 dias, e dando “vivas” à volta do calor. 

7 – 1942 – Morre em Belém um dos fundadores do jornal “Alto Madeira”, Cincinato Elias Ferreira, em cuja residência aconteceu, em 1915, a instalação do município de Porto Velho.

1953 – Com muitos discursos, e muita festa, foi inaugurada a Usina de Beneficiamento de Borracha “São Domingos”, em Porto Velho, “a maior do país no setor”, conforme os oradores.

1982 – Em clima de muita tensão o PDS escolhe seus candidatos a senadores, deputados estaduais e federais visando a primeira eleição estadual. Para governador só em 1986. (VER FOTO DO DIA)

1984 – Recursos captados em Rondônia para o reflorestamento, são levados para fora do Estado. Denúncia feita em 1976 pelo vereador Antonio Leite da Fonseca, só agora é apurada.

HOJE É

Dia Mundial da Segurança Alimentar. Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Dia Nacional dos Catadores de Material Reciclável. Dia Nacional do Portador da Síndrome de Tourette.

Católicos celebram Santo Antonio Maria Gianelli, São Pedro de Córdova, Beata Ana de São Bartolomeu, 

BRASIL

1.829 – Nasce o poeta Tobias Barreto (+ 1889) patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras. 

1755 — O Marques de Pombal cria a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão.

MUNDO

1929 – A Cidade do Vaticano passa a ser um Estado soberano com a assinatura do Tratado de Latrão. 

1954 – Morre Alan Tuning (n. 1912), matemático e cientista da computação. 

1099 - Início do Cerco de Jerusalém pelos exércitos da Primeira Cruzada. 

FOTO DO DIA

TUMULTO NA CONVENÇÃO

A eleição de 1982 em Rondônia não elegeria o governador, em razão da Lei 41/1981 (criação do Estado estabelecer que, ao contrário dos outros Estados, aqui só em 1986. 

Em 1982 os partidos fariam convenções indicando nomes a vereadores e prefeitos em cada município, exceto em Guajará-Mirim, Costa Marques e Porto Velho que  indicariam só candidatos a vereadores. Prefeitos continuariam nomeados.

Em Porto Velho o PDS fez a convenção no ginásio Cláudio Coutinho, prevendo 10 mil pessoas (não tinha 1/3), para definir suas listas a senador, deputados estaduais e federais.

Os indicados ao senado seriam só homologados. Oficialmente a escolha fora feita dias antes pelo governador Jorge Teixeira. Já a lista para deputados tinha muitos mais pretendentes do que a Lei previa, gerando mais confusão. 

O pré-candidato ao senado Antonio Morimoto, a quem Teixeira prometera uma vaga ao senado, ao ser vetado, deixou o PDS e foi para o PMDB.

Foto: Teixeira (3) na campanha de 1982. (F. Machado)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem