Rondônia Virtual

Trending

Sem título


O DIA NA HISTÓRIA

5.6.2024 – BOM DIA!


Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1920 – Em Vila Murtinho, então MT, críticas ao governador Antonio Coelho: mandou construir um quartel na localidade ao invés da escola pedida pela comunidade.

1949 – Datada de 2 de junho, publicada a portaria do governador Joaquim de Araújo Lima, criando a subdelegacia de Polícia na vila de Vilhena, “sem ônus” ao erário.

1969 – Primeira certidão de nascimento expedida pelo cartório Cível de Vilhena, em nome de Maria do Carmo Paes, nascida há 23 anos

1975 – A Teleron instala um posto telefônico na vila de Cacoal.

1981 – Rondônia passa a ter 13 municípios, com a aprovação pelo Senado de mais 6: Ouro Preto d’Oeste, Espigão do Oeste, Costa Marques, Jaru, Presidente Médici e Colorado d’Oeste.

1981 – O ministro Cesar Cals, das Minas e Energia confirmou ao governador Jorge Teixeira o início, ainda este ano, da construção da hidrelétrica de Samuel.

1984 – A assessoria do senador Galvão Modesto informa: o presidente João Figueiredo não recebeu a ala da bancada federal de RO que quer o afastamento do governador Jorge Teixeira.

1987 – Muitas críticas de deputados ao projeto do governador Jerônimo Santana de criar 6 secretarias extraordinárias. “É para acomodar compadres”, disse o deputado Luiz Gonzaga.

HOJE É

Dia Mundial do Meio Ambiente(ONU). Dia da Ecologia. Dia nacional da reciclagem.

Católicos celebram São Bonifácio,

BRASIL

1938 —Brasil 6x5 Polônia na copa do Mundo na França – 1º jogo de futebol transmitido de uma copa ao Brasil. 

1941 – A Rádio Nacional coloca no ar a primeira novela radiofônica no país, “Em Busca da Felicidade”. 

1983 – Vai ao ar a Rede Manchete de Televisão (extinta em 1999).

MUNDO

1947 — Na Universidade de Harvard, George Marshall apresenta o "Plano Marshall" de ajuda aos países europeus afetados pela Segunda Guerra Mundial 

1967 — Início da Guerra dos Seis Dias entre Israel e os Estados árabes do Egito, Síria e Jordânia.

FOTO DO DIA

DUAS NOTÍCIAS BOAS (I)

Os jornais do dia 5 de junho de 1981 trouxeram duas boas notícias: a criação de mais 6 municípios e a construção da hidrelétrica de Samuel.

Gerar energia elétrica a partir de uma cachoeira já era citada em relatórios de vários governadores, e a falta de luz confiável era um entrave ao desenvolvimento da região.

Àquela altura era grande a “batalha” pela criação do Estado, mas havia quem garantisse que mais importante do que a “transformação do Território em Estado” era a hidrelétrica passar a gerar energia.

Parecia heresia dizer que “Samuel” era mais importante que “a nova estrela no azul da União”, mas tinha lógica, porque a falta de energia confiável afastava investimentos, gerasse empregos, deixassem impostos, melhorando a qualidade de vida da população. Era comum ouvir-se que a falta de energia fazia investidores buscar outras plagas.

A Coca-Cola, que chegou em 1981, só instalou sua unidade de produção em PVh, em razão da amizade pessoal do alta direção da empresa com o governador Jorge Teixeira.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem