Rondônia Virtual

Trending

Sem título

O DIA NA HISTÓRIA

3.6.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1908 – O presidente da Província de Mato Grosso, Generoso Paes de Leme Ponce, assina  a lei 484 criando o município de Santo Antônio do Rio Madeira.

1920 – Moradores de PVH pela 1ª vez ouviram o sino de uma igreja badalar, pelo padre Raymundo Oliveira no prédio chamado “Vaticano”, metade usado como escola e outra para atividades religiosas.

1948 – Específico para atender à comunidade hanseniana, o Território deverá ganhar um hospital próprio, conforme o governador Frederico Trotta. 

1953 – O governador Jesus Burlamaqui Hosana inspeciona as obras da rodovia Porto Velho/Vilhena, que em 1960 seria o traçado da BR-29.

1981 – A vereadora Marise Castiel, única voz feminina na Câmara Municipal, acusou a Ceron de causar tensão social ao obrigar o consumidor a trocar o “padrão” de entrada nas casas.

1985 – O 1º colocado, dos os 3 mil pré-vestibulandos inscritos no simuladão promovido pelo curso Einstein e o jornal Alto Madeira, receberá CR$ 3 milhões, oferta do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Bianco. 

1990 – Saldo de 12 mil atendimentos na Operação Cívico Social, Aciso, só nas vilas e distritos de Porto Velho, ação coordenada pelo governo do Estado, com apoio das organizações militares sediadas na capital.

HOJE É

Dia Nacional da Educação Ambiental, Dia Mundial da Bicicleta (ONU). Dia Internacional do Administrador de Pessoal.

Católicos celebram Santa Clotilde de Borgonha, São Carlos Lwanga e companheiros,

BRASIL

1822 - Dom Pedro recusa fidelidade à Constituição portuguesa e convoca a 1ª Assembleia Constituinte brasileira. 

1992 – Com presenças de 178 chefes de Estado acontece (RJ) a Eco 92. 

1900 — O padre e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura (1861/1928), testa com sucesso a transmissão, sem fios,  de sons e sinais telegráficos.

MUNDO

1899 – Morre do músico Johann Strauss II (n. 1825), autor, dentre outras obras, de Valsa do Imperador, Danúbio Azul etc. 

1963 – Morre o Papa João XXIII (n. 1881), que mudou as celebrações, passando a serem feitas no idioma do país.

Foto: Pioneiros de Cabixi erguem, a cruz para marcar o local do início da cidade, em 1980.

FOTO DO DIA

CABIXI 

Localizada a 805 Kms de Porto Velho, a cidade de Cabixi, sede do município do mesmo nome, ocupa a margem direita do Rio Cabixi, nome em homenagem ao rio e aos seus habitantes primitivos, a região era conhecida pelos bandeirantes desde o século XVII.

A área está dentro do projeto de colonização do Incra “Paulo de Assis Ribeiro”, e foi visitada pela Comissão Rondon durante os trabalhos de instalação de linhas telegráficas de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira (1).

O historiador Emanuel Gomes destaca: ”Os bandeirantes se aventuraram pelos rios  Guaporé, Cabixi, Escondido, Corumbiara e Piolho, no Século XVII”, acrescentando.

 “O rio Piolho abrigou um dos mais importantes quilombos brasileiros, o do “Piolho, liderado por João Piolho e, com a sua morte, por sua mulher, Tereza de Benguela, conhecida como a Rainha negra do Vale do Guaporé”.

O município foi criado pela Lei Estadual nº 208, de 6 de julho de 1988, desmembrado do município de Colorado do Oeste e instalado em 31 de dezembro de 1988.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem