Rondônia Virtual

Trending

Sem título


O DIA NA HISTÓRIA
26.5.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1918 – A prefeitura portovelhense notifica usuários de energia elétrica: vai cortar o fornecimento dos que não pagarem suas dívidas até dia 5 de cada mês.

1946 – Prestam juramento à Bandeira os novos soldados da 3ª Companhia de Fronteira (PVh), e chamados a fazer o alistamento militar os nascidos em 1925.

1954 – Inaugurados na maternidade Darcy Vargas (PVH), com as bênçãos de dom João Batista Costa, os serviços de puerpério, cirurgia e clínicos de pré-natal.

1976 – O prefeito de Porto Velho Cabral Carpintero, entregou ontem o Setor Comercial da vila de Nova Ariquemes, presentes comerciantes da capital, Vila Rondônia e da “velha” Ariquemes, interessados em se instalar ali.

1981 – Há muitas resistências na Câmara de Porto Velho ao projeto que altera plano diretor da cidade.

1982 – Ao entregar 100 documentos de terra a colonos em Pimenta Bueno, o governador Jorge Teixeira cobrou o voto nos candidatos do PDS, para retribuir pela concessão desses títulos.

1985 – Projeto do vereador João Paulo das Virgens transforma a Rua Barão do Rio Branco em um camelódromo, mas aos feriados e domingos a área sirva de passeio público.

1990 – O Flamengo dia 31, e o Fluminense dia 7 de junho, estão confirmados para apresentações em Porto Velho, conforme o empresário Fleury Azevedo.

HOJE É

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Dia do Revendedor Lotérico.
Católicos celebram Nossa Senhora do Caravágio, São Simétrio, Santo Eleutério, São Filipe Nery.

BRASIL

1914 – Nasce Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (+1992), depois Santa Dulce dos Pobres. 

1968 – O médico Euryclides de Jesus Zerbini (1912/1993) realiza o primeiro transplante de coração humano no Brasil.

MUNDO

1923 — Realizada a Iª prova “24 Horas de Le Mans”, vencida por Renéé Lagache e André Leonard. 

1940 — II Guerra Mundial, começa a Operação Dínamo, retirando 300 mil soldados de Dunquerque (França) para a Inglaterra. 

1967 — The Beatles lançam oálbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

FOTO DO DIA
O JOVINO LEMOS

Perguntar, mesmo a quem conheça a história de Porto Velho, quem foi Jovino Lemos, e seu legado, pode deixar parecer que o perguntador esteja falando de algum político ou qualquer coisa.
Jovino Lemos foi (a palavra, então, era “comerciante”) hoje seria um “homem fora da curva”, e quem conta sua história é o professor Abnael Machado de Lima (1932/2019), um dos grandes nomes da historiografia local.

Abnael o cita como dos poucos que, na primeira década do século passado, reinvestia em Porto Velho o que aqui ganhava, como foi a construção do edifício “Josino Lemos”, primeira sede do Jornal Alto Madeira (1917/2917).

Localizado na esquina das ruas Sete de Setembro com a Prudente de Moraes, onde o AM funcionou até 1943, daí para a sede da Barão do Rio Branco, o prédio logo se destacou numa cidade ainda nascendo.
No “Jovino Lemos” funcionaram órgãos, como a Delegacia Regional do Departamento Nacional de Imigração, o Banco da Borracha (hoje Basa), de 1943 até 1945.
 
(https://www.gentedeopiniao.co1m.br/.../esdificio-jovino...).
Foto: Abnael Lima, membro fundador da Academia de Letras de Rondônia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem